O vice-presidente de operações de basquete do Chicago Bulls, Arturas Karnisovas, garantiu que Lonzo Ball estará pronto para o jogo de abertura da temporada. A declaração foi feita durante o media day da franquia, nessa segunda-feira (30). De acordo com o dirigente, o armador está treinando normalmente com o resto do elenco do Bulls. A estreia da equipe, em 2024/25, será no dia 23 de outubro, contra o New Orleans Pelicans, fora de casa.
O jogador de 26 anos está fora desde o início de 2022 por conta de uma lesão no joelho esquerdo. Sua última partida, aliás, foi no dia 14 de janeiro, no duelo contra o Golden State Warriors. Desde então, foram três cirurgias e muitas dúvidas sobre a continuidade da carreira de Lonzo.
De fato, o retorno do camisa 2 do Bulls à NBA parecia improvável. Isso porque, desde que sofreu a lesão, ele enfrentou um longo processo de recuperação. Além disso, entre consultas e procedimentos, Ball passou por um transplante de menisco. Em um episódio do podcast The Wae Show, o armador revelou que os problemas no menisco começaram em 2018, quando ele estava no Los Angeles Lakers. Assim, após recorrentes lesões no joelho esquerdo, a sua cartilagem desgastou por completo.
“Não havia mais menisco. A cartilagem havia sumido e o osso estava danificado. Então, tive que receber um novo menisco de um doador. Também tive que fazer um aloenxerto ósseo e colocar uma nova cartilagem”, contou Lonzo.
Leia mais sobre Lonzo Ball e o Bulls
- “Eu era o melhor armador da NBA”, relembra Lonzo Ball
- Chegada de Josh Giddey pode indicar fim de Lonzo Ball no Bulls
- Bulls confia em retorno de Lonzo Ball na próxima temporada
Na época da lesão, Ball era uma peça fundamental do Bulls. Ótimo defensor, ele evoluiu como criador de jogadas e arremessador do perímetro. Dessa forma, o armador se tornou um dos pilares da equipe. Suas médias, em 2021/22, foram de 13 pontos, 5,4 rebotes, 5,1 assistências e 1,8 roubo de bola, em 35 partidas. Além disso, acertou 42,3% das bolas de três.
Como resultado, o time de Illinois venceu 22 dos primeiros 35 jogos (63%) naquela campanha e sustentou o primeiro lugar do Leste. No entanto, desde a lesão de Lonzo Ball, o Bulls saiu com a vitória em 24 dos últimos 47 embates da temporada. Ou seja, 51,% de aproveitamento. Assim, Chicago despencou para o sexto lugar. Então, nos playoffs, a equipe caiu em cinco jogos para o Milwaukee Bucks, logo na primeira rodada.
Entretanto, a importância do camisa 2 diminuiu, depois de passar dois anos e meio parado. Josh Giddey, que chegou ao Bulls na troca por Alex Caruso com o Oklahoma City Thunder, deve ser o titular no início da campanha. Além disso, a equipe conta com Coby White, Ayo Dosunmu e Jevon Carter para a armação.
Segunda escolha do Draft de 2017, Ball ingressou na NBA cheio de expectativas. No entanto, ele ainda não disputou os playoffs na carreira. Além de Lakers e Bulls, o armador defendeu o Pelicans, entre 2019 e 2021. Agora, o jogador vai entrar no último ano de contrato com a franquia de Chicago. Em 2024/25, Lonzo terá direito a US$21,4 milhões em salários.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA