Parece que o armador Deron Williams, do New Jersey Nets, não será a única estrela da NBA a jogar no exterior em caso de locaute prolongado. O mesmo time que contratou Williams, o Besiktas, da Turquia, está fazendo um esforço para atrair investidores e levar o astro Kobe Bryant, do Los Angeles Lakers.
Outros jogadores de alto nível que já falaram à imprensa que não teriam problema algum em atuar no exterior são o ala-armador Dwyane Wade, do Miami Heat; o ala Kevin Durant, do Oklahoma City Thunder, e o pivô Dwight Howard, do Orlando Magic.
Mas uma das estrelas da NBA está fugindo à regra. Segundo o repórter Chris Broussard, da ESPN americana, o ala LeBron James, do Miami Heat, não está interessado em jogar no exterior. Fontes ligadas ao jogador garantem que ele não acha que vale a pena deixar a NBA para se aventurar na Europa ou na Ásia e correr o risco de sofrer uma lesão mais séria.
O repórter da ESPN ainda revelou que conversou com um famoso agente de jogadores da NBA e que esse lhe informou que 80% dos atletas estão considerando a ideia de jogar no exterior em caso de locaute prolongado. O agente, de nome não revelado, está tão animado com as oportunidades no exterior que soltou a seguinte frase: “se não houver acordo até setembro, todos os meus jogadores vão atuar no exterior”.