Lenda da NBA, Wes Unseld morre aos 74 anos

Ex-pivô foi o grande destaque do único título da história do Washington Wizards

Fonte: Ex-pivô foi o grande destaque do único título da história do Washington Wizards

O ano de 2020 ficará marcado por mais uma grande perda para o basquete. O lendário pivô do Washington Bullets (hoje Wizards), Wes Unseld, faleceu nesta terça-feira por conta de uma pneumonia.

O ex-jogador teve a camisa 41 aposentada pela franquia e fez parte da equipe que conquistou o único título da história do Bullets, em 1978, sendo eleito o MVP das finais daquele ano.

Unseld coleciona prêmios individuais de expressão ao longo da carreira. Destaque para o fato de ser apenas um dos dois atletas na história da NBA a ser eleito calouro do ano e MVP na mesma temporada (1968-69). O outro foi o também pivô Wilt Chamberlain (1959-60).

Publicidade

Unseld acabou mantendo, por quatro décadas, o recorde de ser o mais jovem a receber o prêmio de MVP da liga (23 anos), sendo superado, apenas em 2010, pelo armador Derrick Rose (22 anos), então jogador do Chicago Bulls.

“Todos nós admiramos Wes como o pilar desta franquia por tanto tempo, mas foi o seu trabalho fora da quadra que realmente deixará um legado impactante e viverá através das muitas pessoas que ele tocou e influenciou ao longo de sua vida,” afirmou Ted Leonsis, proprietário do Wizards, em um comunicado divulgado à imprensa.

Publicidade

Selecionado pelo Baltimore Bullets (antigo nome da franquia) na segunda escolha geral do draft de 1968, Unseld jogou 13 temporadas na NBA, todas pelo Bullets. Ele encerrou a carreira em 1981, com médias de 10.8 pontos, 14.0 rebotes, 3.9 assistências, 1.1 roubos de bola e 50% de aproveitamento nos arremessos de quadra, em 984 jogos disputados.

Últimas Notícias

Comentários