Lenda, Bob Cousy compara impacto de Whiteside a Bill Russell

Para ex-armador, sensação do Heat é primeiro atleta em 40 anos que lembra ídolo do Celtics

Fonte: Para ex-armador, sensação do Heat é primeiro atleta em 40 anos que lembra ídolo do Celtics

O pivô Hassan Whiteside é uma das grandes histórias desta temporada, saindo do anonimato total para tornar-se um dos principais jogadores da campanha do Miami Heat. Hoje, é seguro dizer que todos já o conhecem – até o lendário Bob Cousy. O ex-armador do Boston Celtics, multicampeão nas décadas de 1950 e 60, acompanhou as atuações do jovem nos últimos meses e saiu impressionado como poucas vezes na vida com o que viu.

“Eu nunca disse isso em meus 40 anos de aposentadoria, mas Hassan é o primeiro jogador que faz me lembrar de Bill Russell. Ele corre pela quadra, bloqueia arremessos, busca cada rebote e reage defensivamente da forma como Bill fazia. A NBA ainda não tem ideia do quão bom esse garoto é”, afirmou o integrante do Hall da Fama, que, aos 86 anos, tenta “driblar” o frio norte-americano passando os invernos na Flórida.

Publicidade

E não é complicado adivinhar qual a atuação de Whiteside que mais impressionou Cousy: o triplo-duplo registrado em apenas 24 minutos de ação contra o Chicago Bulls (14 pontos, 13 rebotes e 12 tocos) foi uma das apresentações mais dominantes que a lenda já viu na NBA. Tão impressionante que, se pudesse dar uma dica ao gerente geral do Celtics hoje, seria: encontre um jeito de adquirir o pivô.

“Eu não fico empolgado com frequência com os jogadores de hoje em dia, mas esse garoto parece alguém que muda a trajetória de uma equipe. Se fosse Danny [Ainge, GM] oferecia umas três escolhas de draft por ele, porque seu potencial é enorme. Mas, talvez, eu esteja exagerando”, disse, admitindo que pode estar um pouco empolgado demais com o novo jogador do Heat.

Publicidade

Não demorou para que Whiteside ficasse sabendo dos elogios vindos de Cousy – e ser citado ao lado de um dos melhores pivôs que o basquete já viu foi algo que não esperava. “Trata-se de uma honra inacreditável. Todos sabem que Bill Russell é, provavelmente, o melhor bloqueador de arremessos que já viveu. É realmente uma grande honra saber que Bob pensa isso de mim”, agradeceu.

Escolha de segunda rodada no draft de 2010, Whiteside não teve grandes chances na NBA e rodou o mundo jogando basquete – incluindo países como Líbano e a segunda divisão da China – até conseguir uma nova oportunidade na liga, com o Heat. Uma chance que não deixou escapar: em 41 jogos na atual campanha, ele acumula médias de 11.0 pontos, 9.8 rebotes e 2.5 tocos em 22.6 minutos de ação.

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários