O astro LeBron James marcou novamente seu nome no livro de recordes da NBA nesta terça-feira. Com as 11 assistências que distribuiu na vitória do Cleveland Cavaliers sobre o Detroit Pistons, ele atingiu a marca de 6.142 na carreira e ultrapassou o grande Scottie Pippen para tornar-se o ala com mais passes decisivos na história da liga. O craque acredita que o feito reflete o tipo de jogador que sempre tentou ser.
“Eu me orgulho muito de ver meus companheiros serem bem sucedidos e, em quadra, isso é representado por uma assistência. Ensinaram-me a jogar da forma correta desde jovem e o sucesso dos outros atletas da minha equipe sempre foi algo com que me importei. É o mais importante para mim”, assegurou o ídolo do Cavs, que, no domingo passado, superou Allen Iverson para tornar-se o 22º maior cestinha da história da NBA.
Embora Michael Jordan seja a maior influência sobre sua geração, LeBron contou que também se espelhava em Pippen dando os primeiros passos como jogador. “Quando comecei, eu sabia que meu estilo era de um point forward. É óbvio que Jordan foi uma enorme inspiração, mas nunca imaginei que chegaria a esse nível. Pippen, Iverson e Anfernee Hardaway eram os atletas que olhava e sempre pensei que poderia realmente ‘alcançar’”, apontou.
O técnico do Cavaliers, David Blatt, sabia da marca histórica e só teve elogios ao ala depois da partida. “Esse é um feito fabuloso, se quer saber minha opinião. LeBron acabou de completar 30 anos. Só ter 30 anos e alcançar tal recorde fala muito sobre o tipo de jogador que é. Seu nível de excelência e habilidade fazendo seus companheiros melhores é simplesmente impressionante”, exaltou.
LeBron possui média de 6.9 assistências em 12 temporadas e quase 900 jogos disputados na NBA. Além de Pippen, ele já havia ultrapassado Larry Bird recentemente para chegar ao topo da lista. Aqueles que “deixou para trás” também ajudam o craque a valorizar a nova façanha. “O recorde de assistências é provavelmente uma das grandes conquistas que tive na carreira e saber que lidero uma categoria em que estou com caras como Bird e Pippen é grandioso”, finalizou o quatro vezes MVP.