A USA Basketball atualizou e expandiu a pré-lista de jogadores para defender a seleção norte-americana nos Jogos Olímpicos desse ano. Craque do Los Angeles Lakers e dono de duas medalhas de ouro olímpicas, LeBron James encabeça a convocação inicial de 57 atletas dos EUA que disputam uma vaga em Tóquio-2021. Trata-se de um chamado ainda muito preliminar, uma vez que o elenco para a competição mundial precisará ser fechado em somente 12 nomes.
Quinze jogadores foram adicionados a uma lista que havia sido divulgada anteriormente, estendendo a disposição de opções da comissão técnica liderada por Gregg Popovich. O excessivo número de convocados visa resguardar o planejamento da USA Basketball de inevitáveis ausências e pedidos de dispensa. A seleção viveu uma experiência bastante negativa na preparação para a Copa do Mundo FIBA 2019, quando precisou fazer uma nova lista às pressas para cobrir o número de desfalques voluntários.
“Com o adiamento dos Jogos Olímpicos para esse ano, nós achamos importante manter a flexibilidade de elenco e considerar todos os jogadores que podem contribuir para a seleção. As 15 novas adições ajudam a garantir isso. Ter uma relação maior do que o normal é crítico pelas incertezas sobre disponibilidade. Receber comprometimento de tantos incríveis atletas, porém, é o indicador de que representar o país é uma grande honra para esses homens”, disse o diretor da USA Basketball, Jerry Colangelo.
A lista inclui 29 jogadores que já atuarem pelo Team USA em Jogos Olímpicos ou Copas do Mundo FIBA, sendo que nove deles estiveram na campanha medalhista de ouro no Rio de Janeiro há cinco anos. Além de LeBron, os astros Chris Paul e Kevin Durant vão tentar conseguir uma vaga no elenco para ganhar a terceira medalha de ouro olímpica de suas carreiras. Assim, eles igualariam Carmelo Anthony como os recordistas da história do basquete.
O torneio de basquete nas Olimpíadas desse ano será disputado entre 12 seleções dos dias 25 de julho e 07 de agosto. As equipes nacionais estarão divididas em três grupos na fase de classificação e os oito classificação disputarão uma eliminatória simples para definir o campeão. Confira a lista completa de 56 atletas que, juntamente com LeBron, estão na convocação dos EUA – que tenta a quarta medalha de ouro consecutiva – para os Jogos Olímpicos de Tóquio-2021:
Armadores
Stephen Curry (Warriors)
James Harden (Nets)
Chris Paul (Suns)
Damian Lillard (Blazers)
Kyrie Irving (Nets)
Russell Westbrook (Wizards)
Kyle Lowry (Raptors)
Trae Young (Hawks)
Malcolm Brogdon (Pacers)
Mike Conley (Jazz)
Kemba Walker (Celtics)
Jrue Holiday (Bucks)
John Wall (Rockets)
Fred VanVleet (Raptors)
Alas-armadores
Bradley Beal (Wizards)
Donovan Mitchell (Jazz)
Zach LaVine (Bulls)
Devin Booker (Suns)
Jimmy Butler (Heat)
DeMar DeRozan (Spurs)
Victor Oladipo (Rockets)
Derrick White (Spurs)
Eric Gordon (Rockets)
Alas
LeBron James (Lakers)
Kevin Durant (Nets)
Kawhi Leonard (Clippers)
Jayson Tatum (Celtics)
Paul George (Clippers)
Jaylen Brown (Celtics)
Khris Middleton (Bucks)
Brandon Ingram (Pelicans)
Tobias Harris (76ers)
Gordon Hayward (Hornets)
Harrison Barnes (Kings)
Joe Harris (Nets)
Duncan Robinson (Heat)
Kyle Kuzma (Lakers)
Alas-pivôs
Anthony Davis (Lakers)
Zion Williamson (Pelicans)
Julius Randle (Knicks)
Draymond Green (Warriors)
Jerami Grant (Pistons)
Kevin Love (Cavaliers)
LaMarcus Aldridge (Spurs)
Blake Griffin (Nets)
Pivôs
Bam Adebayo (Heat)
Christian Wood (Rockets)
Andre Drummond (Cavaliers)
Jarrett Allen (Cavaliers)
Myles Turner (Pacers)
Brook Lopez (Bucks)
Montrezl Harrell (Lakers)
Mason Plumlee (Pistons)
Dwight Howard (76ers)
Mitchell Robinson (Knicks)
DeAndre Jordan (Nets)
JaVale McGee (Cavaliers)