LeBron James pode se tornar dono do Vasco da Gama

Diversos fundos estão de olho na SAF do clube brasileiro

LeBron James dono Vasco Fonte: Divulgação / FIBA

Antes de se aposentar, LeBron James pode se transformar em dono do Vasco da Gama. De acordo com site Ge, a empresa FSG, da qual o astro é acionista minoritário, sinalizou o interessa pela compra do clube brasileiro. O acordo, no entanto, depende da rescisão entre a SAF (Sociedade Anônima de Futebol) da equipe com a 777 Partners.

A FSG, liderada por empresários dos EUA, é um dos principais grupos esportivos do mundo. Em 2010, por exemplo, adquiriu o Liverpool por 300 milhões de libras. Desde então, o clube inglês conquistou uma Premier League, uma Uefa Champions League, enquanto reuniu alguns dos melhores jogadores do mundo sob o comando de Jurgen Klopp.

O grupo também é proprietário de franquias dos esportes americanos. Na MLB, é o principal acionista do Boston Red Sox, campeão da World Series em oito ocasiões. Por fim, detém também os direitos do Pittsburgh Penguins, da NHL, que conquistou a Copa Stanley em cinco oportunidades.

Publicidade

O Vasco da Gama, portanto, pode ser o próximo grande clube controlado pelo fundo. A equipe carioca é uma das maiores do país, com quatro brasileiros, uma Copa Libertadores e uma Copa do Brasil, além de diversos títulos estaduais. Contudo, vem em baixa nos últimos anos, com administrações ruins e diversos rebaixamentos na conta.

Desse modo, com LeBron James e o novo grupo como dono, o Vasco pode retomar o protagonismo nacional. Entre SAFs de sucesso no país, estão Botafogo, Cruzeiro e Bahia. Clubes que elevaram seus níveis nos últimos anos.

Leia mais sobre LeBron James!

Concorrente

A FSG, aliás, pode ter um fundo saudita como concorrente pelo Vasco da Game. Segundo informações recentetes, o fundo soberano saudita, liderado pelo príncipe Mogameen Bin Salman, deseja investir no clube. O presidente do time, Pedrinho, entretanto, sinalizou que não há interesse do grupo nos cariocas.

Publicidade

“É mentira. Com fundo árabe não [tem conversa], nunca teve. Surge uma matéria, de um fundo árabe, ninguém da minha gestão foi consultado. E isso foi debatido como se fosse uma verdade. Tem alguns interessados .Mas é uma conversa muito complexa. Eu tenho que ter uma responsabilidade enorme para não errar como erraram anteriormente. Então, não tem nada imediato. Nada concreto. São avaliações, procuras, mas superficial”, disse Pedrinho.

O fundo saudita ingressou no futebol há alguns anos, quando adquiriu o Newcastle United, da Premier League. Desde então, a equipe inglesa é uma das que mais registrou movimentações no futebol, com as contratações de Bruno Guimarães, Sven Botman, Kieran Trippier e as promosas Anthony Gordon e Alexander Isak.

Publicidade

O Vasco, portanto, também poderia se beneficiar da venda para os saudistas. O fundo, contudo, também levaria ao clube carioca uma série de temas polêmicos, por conta da forma como vem o dinheiro. A Arábia Saudita, afinal, é uma monarquia absolutista.

777 Parters

O novo investidor depende da venda do Vasco pela 777 Partners. O grupo norte-americano adquiriu o clube em 2022, quando prometeu R$ 700 milhões em troca de 70% das ações da SAF. No entanto, movimentações que fugiram do combinado, além da falta de contratações e investimento, fizeram a equipe buscar uma ação para suspender o controle da empresa.

Publicidade

Desde então, nos últimos quatro meses, o time voltou a ser controlado pela diretoria de futebol. Ainda assim, a equipe aguarda que a 777 aceite vender suas ações da SAF para um novo fundo.

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Se inscreva, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Últimas Notícias

Comentários