O mistério acabou: depois de quatro anos, LeBron James está voltando para a casa. O astro anunciou na manhã desta sexta-feira que vai deixar o Miami Heat para defender o Cleveland Cavaliers novamente. A confirmação da decisão veio por meio de uma carta publicada no site da revista Sports Illustrated, escrita por Lee Jenkins a partir de declarações exclusivas dadas pelo atleta.
“Quando eu deixei Cleveland, estava em uma missão. Eu estava atrás de títulos e venci dois, mas Miami já conhecia a sensação. Nossa cidade não sente isso há muito, muito tempo. Meu objetivo ainda é ganhar campeonatos, mas o mais importante é trazer um troféu de volta para Ohio. Aqui, nada cai do céu e estou pronto para aceitar o desafio. Estou voltando para casa”, desabafou o quatro vezes MVP, justificando sua decisão.
ATUALIZAÇÃO – O vínculo firmado entre as partes terá dois anos de duração e vai pagar US$42.1 milhões ao astro. O fim do contrato em 2016 é estratégico, “casando” com as negociações do novo acordo dos direitos de transmissão da NBA. É esperado que as novas verbas vindas da TV e mídias digitais catapultem o teto salarial da liga e contratos máximos. Ele já estaria apalavrado para renovar com o Cavs, apenas aumentando seus rendimentos para os padrões revisados.
Além de Cavs e Heat, outras três equipes estavam declaradamente na “corrida” pelos serviços do ídolo: Houston Rockets, Dallas Mavericks e Phoenix Suns. O empresário Rich Paul reuniu-se com representantes das franquias e o próprio LeBron teve um encontro com representantes com o presidente de operações de Miami, Pat Riley. No fim das contas, porém, a possibilidade de estar novamente “em casa” parece ter sido decisivo para o jogador.
“Eu era um garoto do nordeste de Ohio e este lugar tem um espaço especial no meu coração. As pessoas de lá me viram crescer e, às vezes, sinto que sou filho delas. A paixão de cada um é espetacular. Quero dar esperança e inspirá-los quando posso. Minha relação com o nordeste de Ohio é maior do que o basquete. Não percebi isso há quatro anos. Hoje, eu sei”, contou o ala, considerando-se mais maduro do que em 2010.
LeBron ainda fez questão de dissipar rumores e desvincular sua saída de qualquer desavença com atletas ou dirigentes do Heat. “Eu vim para Miami por causa de [Dwyane] Wade e [Chris] Bosh. Acreditava que podíamos fazer algo mágico – e foi exatamente o que fizemos. A coisa mais difícil é deixar para trás o que construímos juntos, mas nada vai mudar o que nós conquistamos. Somos irmãos para a vida”, garantiu.
A recepção da torcida do Cavs ao “novo-antigo ídolo” deverá ser majoritariamente positiva, mas alguns fãs ainda podem estar magoados com a forma como ele deixou a franquia – em um especial de televisão em que praticamente se eximiu de muitas das derrotas do time nos anos anteriores. Com o passar do tempo, o astro revelou ter compreendido a reação explosiva de Cleveland ao famigerado “The Decision”.
“Foi difícil para minha família ver a carta de Dan Gilbert, a vaia dos torcedores e a queima das camisas. Minhas emoções foram mais divididas: é fácil dizer que não lidarei mais com essas pessoas, mas preciso ver o lado deles também. E se eu fosse a criança que tinha um atleta como ídolo e ele fosse embora? Qual seria minha reação? Todos cometem erros e cometi os meus”, admitiu um LeBron visivelmente mais maduro.
No Cavaliers, o ala vê uma situação ainda embrionária e assume o papel de veterano para ensinar um jovem grupo a vencer. “Eu não vou prometer títulos. Sei quão difícil é vencê-los e não estamos prontos ainda. Sou realista e o processo será longo, pois temos um elenco jovem e um novo técnico. Posso me ver como um mentor, liderando esses jovens. Acho que posso ajudar Kyrie Irving a ser um dos melhores armadores da liga e elevar o jogo de Dion Waiters e Tristan Thompson. E também mal posso esperar para ver Anderson Varejão de novo, um dos meus colegas de equipe favoritos”, falou.
Como Miami reagirá à saída de LeBron? Só o tempo dirá. Certeza é que o primeiro reencontro do jogador com o Heat já está marcado: 11 de outubro, no Rio de Janeiro, quando as duas franquias se enfrentam pela pré-temporada da NBA.
[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=OpHc8oJD8m4]