[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=2JlIl2Z2pgM]
O brasileiro Leandrinho Barbosa fraturou a mão esquerda na noite desta terça-feira, durante a derrota do Phoenix Suns para o Los Angeles Clippers. De acordo com relatório divulgado pela franquia, a lesão não exigirá cirurgia e o ala-armador vai ficar afastado das quadras por tempo indeterminado. No entanto, logo após o jogo, o técnico Jeff Hornacek revelou que o período de recuperação deverá ser de quatro a seis semanas.
A lesão aconteceu no segundo quarto da partida, quando o ala-armador tentava uma infiltração e acabou se chocando com o ala-pivô Blake Griffin. O ex-jogador do Pinheiros ainda continuou em quadra por mais seis minutos, mas não conseguiu aguentar as dores e deixou o duelo. Em sua ausência (e enquanto o titular Eric Bledsoe não se recupera de cirurgia), Hornacek deverá utilizar Ishmael Smith como reserva imediato de Goran Dragic.
Para Leandrinho, este é mais um problema físico que atrapalha seu retorno a NBA. O reserva não esteve presente em sete dos 28 partidas possíveis desde que foi contratado pelo Suns por conta de dores ou lesões nos dedos, joelhos e ombro. Antes de chegar ao time do Arizona, ele havia ficado nove meses sem entrar em quadra depois de romper o ligamento cruzado anterior do joelho em fevereiro do ano passado – quando ainda jogava pelo Boston Celtics.
A notícia da lesão é mais uma dor de cabeça também para a seleção brasileira. O ala-armador une-se a Nenê Hilário e Vitor Faverani como os atletas do país na NBA que estão lesionados. Outro pivô, Anderson Varejão, também tem sido desfalque no Cleveland Cavaliers por causa de dores nas costas.
Em 21 jogos pelo Suns na atual campanha, Leandrinho acumula médias de 7.5 pontos e quase duas assistências em 18.4 minutos de ação. Caso precise das seis semanas para voltar às quadras, o ala-armador de 31 anos só retorna ao time se chegarem aos playoffs. Contratado para suprir a ausência de Bledsoe, o veterano agradou a comissão técnica e teve seu vínculo garantido até o fim da temporada.