O brasileiro Leandrinho Barbosa encerrou a carreira como jogador de basquete nesta segunda-feira (14). De acordo com o jornalista Pedro Ivo Almeida, do UOL, Leandrinho se aposenta para ser auxiliar de Steve Kerr no Golden State Warriors.
Pelo Instagram, o ex-ala-armador da seleção, que, no mês passado, havia renovado contrato com o Minas Tênis Clube para a disputa da próxima temporada, anunciou a sua decisão:
“Não sei dizer o momento exato que o basquete entrou na minha trajetória, mas há mais de 20 anos minha vida gira em torno da bola laranja. Qualquer atleta de alto rendimento sabe do que estou falando, mas para a grande maioria das pessoas é importante explicar que isso significa abrir mão de muita coisa por muito tempo, escolhas difíceis, sacrifícios… um preço salgado que é pago pelo gosto doce da vitória.
Me considero um vencedor. Saí da periferia para fazer 850 jogos na maior liga de basquete do planeta e mais de 100 jogos* defendendo o meu país. Quatro Copas do Mundo, dois Jogos Olímpicos, tenho um anel de Campeão da NBA, fui o primeiro brasileiro a receber um prêmio individual na NBA, fui Campeão Brasileiro… Caramba! Não tem como não me orgulhar. Acredito que consegui jogar em alto nível durante todos esses anos, tanto que me despeço como maior pontuador do último NBB.
Estou pronto para um novo começo, uma nova caminhada, de novo com a bola laranja nas mãos. A transição será rápida, como sempre foi. É uma enorme alegria anunciar meu retorno ao Golden State Warriors, como Player Mentor Coach. Tenho certeza que me sentirei em casa, afinal, foi assim como jogador e tem sido assim desde então. Não poderia estar mais motivado, sei que estarei rodeado de profissionais brilhantes e farei tudo que estiver ao meu alcance para colaborar com o desenvolvimento de jogadores e toda a organização. Agradeço pelo convite e pela confiança no trabalho que posso desempenhar”, concluiu.
Aos 37 anos, Leandrinho defendeu Phoenix Suns, Toronto Raptors, Indiana Pacers, Boston Celtics e Golden State Warriors. Foram 850 partidas disputadas na liga, com médias de 10.6 pontos, 2.1 assistências, 2.0 rebotes e 988 cestas de três pontos, com aproveitamento de 38.7%.
Em 2007, ele tornou-se o primeiro brasileiro a obter um prêmio individual na NBA ao ser indicado com o melhor reserva daquela temporada. Pelo Warriors, ele atuou entre 2014 e 2016, sendo campeão pela equipe em 2014-15.
A direção do Warriors divulgou um comunicado, informando a contratação do, agora, ex-jogador. No time californiano, ele vai trabalhar diretamente com os atletas comandados por Kerr, como uma espécie de mentor.
Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA:
Instagram
Youtube
Twitter
Facebook