Nessa quarta-feira (18), o Las Vegas Aces derrotou o New York Liberty por 70 a 69 e sagrou-se campeão da temporada 2023 da WNBA. O destaque individual ficou por conta da estrela da equipe A’ja Wilson, que anotou 24 pontos e pegou 16 rebotes. Então, equipe conquistou o segundo título consecutivo da liga feminina dos EUA.
Com o bicampeonato da WNBA, o Las Vegas Aces, comandado pela treinadora Becky Hammon, ex-San Antonio Spurs, conseguiu um feito que não acontecia desde 2002. Na ocasião, o Los Angeles Sparks faturou dois títulos seguidos. Em oito jogos nos playoffs, o Aces teve sete vitórias e apenas uma derrota, justamente contra o Liberty, nas finais.
Coroada por seu desempenho, A’ja Wilson foi nomeada MVP das finais. A pivô duas vezes MVP e duas vezes melhor defensora da liga teve, além dos dígitos duplos, uma atuação de gala. Isso porque teve 52.4% de aproveitamento nos arremessos de quadra e 66.7% nos lances livres, um roubo de bola e três tocos.
Além disso, a jogadora teve médias de 21.5 pontos e 12.5 rebotes na série de quatro jogos, incluindo uma atuação de 26 pontos e 15 rebotes no jogo 2. Ainda, Wilson teve o seu terceiro jogo com mais de 20 pontos e mais de 15 rebotes no mata-mata. Marca, portanto, que é maior do que qualquer outra jogadora da história.
O jogo 4
O jogo começou com o Las Vegas Aces dominando as ações, embora as duas equipes parecessem muito ansiosas. No entanto, o New York Liberty passou à frente no placar e terminou o primeiro período vencendo por 23 a 13. O destaque positivo foi, definitivamente, Courtney Vandersloot, a qual não vinha bem na série e converteu bolas importantes.
O problema é que o Aces começou a querer fazer gracinha puxando a diferença para um ou dois pontos, mas o Liberty foi para o intervalo liderando por nove pontos.
O segundo tempo, no entanto, fez com que a equipe de Nova York sentisse o mesmo gosto que o primeiro período do adversário. Isso porque o terceiro quarto terminou 23 a 12 para os visitantes, que já mostravam uma defesa mais sólida ao passo que A’ja Wilson aparecia. Foi dela, aliás, os pontos necessários para colocar a sua equipe com seis de vantagem com pouco mais de um minuto para o fim da partida.
Leia mais sobre a WNBA!
- Phoenix Mercury, da WNBA, contrata assistente técnico do Orlando Magic
- Golden State Warriors terá uma franquia na WNBA
- Veja quem ganhou MVP e outros prêmios individuais da temporada da WNBA
Por outro lado, Sabrina Ionescu contribuia para o Liberty. Mas a defesa prevaleceu e conseguiu anular as tentativas de arremesso, deixando o oponente tentar a última com dois segundos no relógio. À esta altura, o time de preto rodeava o garrafão em busca de espaço e a bola acabou nas mãos de quem não vinha bem nos playoffs: Courtney Vandersloot. Como resultado, o time de Las Vegas conquistou o “Back-to-back Champions“.
Apesar da derrota, vale observar e celebrar o feito do Liberty em 2023. Afinal, a equipe liderada por Ionescu e por Breanna Stewert teve um desempenho de 32 vitórias e apenas oito derrotas na temporada regular. Assim, a campanha fez com que a equipe treinada por Sandy Brondello chegasse às finais pela primeira vez desde 2002.
THE FINAL SECONDS THAT CROWNED THE @LVACES BACK-TO-BACK CHAMPS 👑 pic.twitter.com/YhlV9rCzYb
— WNBA (@WNBA) October 19, 2023
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA