Vencedor do prêmio de executivo do ano na NBA, Larry Bird vai deixar o cargo de presidente de operações do Indiana Pacers. A informação foi confirmada por uma fonte próxima da situação para o jornal Indianapolis Star. O lendário ex-jogador deverá comunicar sua decisão ao dono da franquia, Herb Simon, em reunião a ser realizada na tarde desta terça-feira.
Bird estava no comando das operações em basquete do time há nove anos e foi o responsável pela construção do elenco semifinalista da conferência Leste deste ano. Embora tenha dado sinais de que poderia permanecer no cargo em 2013, problemas de saúde (dores nas costas e ombros) atrapalham o exercício de suas funções nos últimos anos.
A saída do dirigente levará a uma reformulação na alta cúpula diretiva de Indiana. Ex-presidente de operações do New York Knicks, Donnie Walsh é o favorito a assumir a cadeira em aberto na direção, enquanto Kevin Pritchard está prestes a ser anunciado como substituto de David Morway – que já teria sido demitido – como gerente-geral da equipe.
Nesta temporada, Bird tornou-se o primeiro profissional da liga a vencer os prêmios de MVP (1984, 85 e 86), treinador (1998) e executivo do ano na NBA. Este é o possível fim de uma carreira de quase 30 anos dedicados ao basquete, que inclui três títulos como atleta do Boston Celtics (1981, 84 e 86) e a camisa 33 aposentada pela franquia.