No dia 5 de outubro de 2021, Pau Gasol anunciou sua aposentadoria do basquete aos 41 anos e, agora, pode receber uma homenagem do Los Angeles Lakers, que deve aposentar sua camisa na próxima temporada. Com o número 16, o espanhol defendeu a franquia da Califórnia por sete temporadas e conquistou dois títulos ao lado de Kobe Bryant.
Em entrevista à rádio de Barcelona, RAC1, Gasol revelou que a cerimônia para aposentar sua camisa deve acontecer durante a próxima temporada da NBA. Além disso, a decisão já foi apalavrada com Jeanie Buss, proprietária do Los Angeles Lakers.
“A cerimônia pode ser na próxima temporada. Sim, já conversei com a franquia e com a família Buss. Então, estamos todos muito animados. É difícil imaginar um momento como esse. Se vier, pode ser cheio de emoção e difícil de me controlar. Enfim, estou muito animado para que isso se torne realidade”, declarou o ex-pivô.
Leia mais!
- Pau Gasol diz “não se importar” com lista dos 75 melhores da NBA
- Magic Johnson aprova reforços do Lakers
- LeBron faz pressão para troca por Kyrie Irving no Lakers
Dessa forma, Pau Gasol pode se tornar o 11º jogador homenageado pelo Lakers com a camisa aposentada. Afinal, antes dele, a franquia retirou os números de Kobe Bryant (8 e 24), Wilt Chamberlain (13), Elgin Baylor (22), Magic Johnson (32), Kareem Abdul-Jabbar (33), Shaquille O’ Neal (34), Jerry West (44), Gail Goodrich (25) e Jamaal Wilkes (52) e James Worthy (42).
Com a camisa angelina, Gasol obteve números expressivos entre 2008 e 2014. Isso porque, nesse ínterim, somou médias de 17.7 pontos, 9.9 rebotes e 1.4 tocos por partida. Além disso, nas finais em que conquistou os dois títulos pelo Lakers (2009 e 2010), o espanhol foi fundamental. Assim, suas médias foram de 18.9 pontos, 11 rebotes, dois tocos e um aproveitamento superior a 55% nos arremessos de quadra.
Por fim, Pau Gasol ainda acumula seis seleções para o All-Star Game, um prêmio de Calouro do Ano, em 2002, cinco Olimpíadas disputadas e três campeonatos europeus. Ademais, conquistou a Copa do Mundo, em 2006, na qual sagrou-se MVP.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA:
Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp
Canal no Telegram