A separação entre Kyrie Irving e LeBron James é pauta até hoje na NBA, e eles poderiam ter jogado juntos na campanha de 2023/24. De acordo com uma matéria da jornalista Ramona Shelburne, do canal ESPN, o armador tinha o desejo de reeditar a história dupla do Cleveland Cavaliers, seja pelo Los Angeles Lakers ou pelo Dallas Mavericks na atual campanha. Isso, porém, não deu certo.
A história teria começado durante os playoffs da NBA de 2023. Irving compareceu a duas partidas em Los Angeles: o jogo seis contra o Memphis Grizzlies na primeira rodada e o jogo quatro da final de conferência contra o Denver Nuggets, quando a equipe foi eliminada. Shelburne diz que a ida teve motivo: comunicar LeBron de que podiam atuar juntos de novo.
“Durante o aquecimento, James percebeu a presença de Kyrie e foi o cumprimentar. Aliás, o mesmo toque que sempre davam em Cleveland nos tempos em que jogavam juntos. Irving vive em Los Angeles na offseason, e o Mavericks não tinha ido aos playoffs em 2022/23. Ele, que era um agente livre naquele momento, tinha muito interesse de voltar a jogar com James. Ele compareceu aos jogos para passar essa mensagem”, explicou.
LeBron James, de acordo com a jornalista, estava aberto a isso desde antes da troca de Russell Westbrook, que salvou a campanha de Los Angeles naquele ano.
“Ele tinha interesse, mas com cuidado. Westbrook ainda estava lá, e LeBron não quis parecer mesquinho com o ex-companheiro. A franquia buscava uma solução naquele momento, e James preferiu não se envolver demais”, ressaltou.
Leia mais sobre Mavericks e Lakers!
- Kyrie Irving consegue marca incrível em vitória do Mavericks
- Para jornalista, LeBron James ainda tem interesse em jogar com Kyrie Irving
- LeBron James bate recorde em vitória do Lakers
Los Angeles havia expressado interesse em Irving várias vezes desde junho de 2022. Após o fim da campanha desastrosa em 2021/22, o astro se tornou um alvo para a franquia. Por fim, Kyrie acabou deixando o Brooklyn Nets, mas para se juntar ao Dallas Mavericks. No mercado da NBA desse ano, os lados não chegaram a um acordo, por vários motivos.
“A escolha de tentar obter Irving não era fácil para o Lakers até aquele momento. Após chegar as finais da Conferência Oeste em uma reviravolta incrível na temporada 2022/23, era difícil abrir mão de um núcleo coletivo por uma estrela mais uma vez. Então, a extensão do camisa 11 com Dallas ocorreu poucas horas depois da abertura da agência livre. E Los Angeles focou em pequenos ajustes e extensões de contrato”, explicou a jornalista.
Opiniões
Mas a sensação ao redor da NBA é que a cada derrota do Lakers em 2023/24, o sentimento de culpa por essa decisão aumenta. A carga de James é alta demais nesse momento, e Irving poderia ajudar muito. É o que diz, por exemplo, um jogador de uma equipe que derrotou Los Angeles há poucos dias.
“São coisas demais para ele nesse meio tempo. Todo mundo que enfrenta eles sabe que o plano é sobre proteger o garrafão e dificultar as coisas para ele. LeBron precisa fazer tudo, e isso exige tudo dele: velocidade, armação, arremessos. Então, às vezes é difícil para ele”, explicou o atleta não revelado.
Um executivo da Conferência Oeste também não culpou Los Angeles pela escolha de não ir atrás do camisa 11.
“Eu não os culpo por fazer o que fizeram até aqui. Irving não tinha provado que poderia ser estável como tem sido no Texas. Acho que também há um fator que o camisa 23 te dá muitas coisas. É difícil competir com o que LeBron James fornece a uma franquia. Ele pode fazer você se considerar melhor do que realmente é, porque ele pode resolver tudo. Então, acho que foi isso o que aconteceu com eles. Não os culpo”, disse o dirigente também não divulgado pela ESPN.
Confronto
No duelo entre eles na última quarta-feira (17), quem venceu, porém, foi LeBron James contra Kyrie Irving. O astro de Los Angeles anotou 25 pontos, oito rebotes e oito assistências. Por outro lado, o armador não foi bem, fazendo apenas 12 pontos, seis assistências e cinco rebotes.
O Lakers está em alta, mas ainda lá em baixo na tabela. São 21 vitórias em 42 jogos. O time acabou de voltar aos 50% de aproveitamento em 2023/24 e está na 10ª posição da Conferência. No entanto, os últimos triunfos foram bons, superando Oklahoma City Thunder, Dallas Mavericks e Los Angeles Clippers. Antes disso, venceu o Toronto Raptors. São quatro triunfos nas últimas seis partidas.
Dallas tem situação mais estável na tabela. Nesse momento, são 24 vitórias em 42 jogos, o que os leva à sétima posição do Oeste. A equipe superou um período recente com ausência de Luka Doncic, onde, aliás, Kyrie Irving teve desempenhos fantásticos. Sã0 seis vitórias nos últimos dez jogos.
Cleveland, 2017
Novos bastidores do fim da parceria da dupla que deu o único título da história do Cleveland Cavaliers também foram divulgados na matéria de Ramona Shelburne. Em primeiro lugar, uma fonte próxima de Cleveland na época diz que, apesar de não serem tóxicos a ponto de brigarem, era claro que Irving queria ter mais protagonismo.
“Eles não foram uma versão moderna de Shaquille O’Neal e Kobe Bryant nesse sentido da briga. No fim, Bryant só queria provar que podia vencer sem O’Neal, e foi mais ou menos o que Kyrie fez com LeBron. Porém, isso nos leva à pergunta: o que aconteceria se eles tivessem ficado juntos por mais tempo? Acho que é algo parecido com o Minnesota Timberwolves, Stephon Marbury e Kevin Garnett. No fim, só queríamos ter visto mais’, explicou.
A parceria entre os craques durou apenas três anos em Ohio. Mas foi marcante, com três finais disputadas. Após perder a última com a adição de Kevin Durant ao Golden State Warriors, a dupla chegou a se reunir e pensar em adicionar Paul George, à época no Indiana Pacers. Não deu certo.
“George chegou a jantar com LeBron em 2017 para discutir uma parceria. Ele mesmo disse isso para a ESPN na época. As discussões entre Cleveland e Indiana aconteceram, mas nunca saíram do lugar. O Cavaliers não quis incluir uma escolha de primeira rodada desprotegida no acordo”, explicou Shelburne.
No fim, Kyrie Irving, ainda naquele ano, pediu uma troca e foi para o Boston Celtics. George não ficou em Indiana e foi trocado para o Oklahoma City Thunder, indo jogar com Russell Westbrook e Carmelo Anthony. James ficou mais um ano em Cleveland e a mais uma final. Porém, deixou o time ao fim de 2017/18 para ir ao Lakers.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA