Kyrie Irving, Joel Embiid e outros astros devem movimentar a offseason da NBA

As performances de algumas equipes nos playoffs devem ditar o ritmo da próxima offseason

Kyrie Irving Joel Embiid Fonte: AFP

A NBA entra na próxima offseason com alguns nomes conhecidos, como Kyrie Irving e James Harden, mas outros astros, em especial Joel Embiid, devem “comandar” o período. Irving e Harden, por exemplo, já jogaram juntos e devem ser agentes livres. Enquanto o primeiro está no seu último ano de contrato, o armador do Philadelphia 76ers tem opção em seu acordo. Mas o que isso quer dizer?

Bem, é o que vamos explicar hoje.

Publicidade

De acordo com os últimos rumores, o Sixers pode ter enormes problemas para o seu futuro próximo. Embora ocupe um consolidado terceiro lugar no Leste, alguns de seus principais jogadores estariam pensando em sair. Claro, o que Harden tem hoje de concreto, é uma opção em seu contrato para 2023/24, no valor de US$35.6 milhões. Dependendo do que o 76ers fizer nos playoffs, dificilmente ele fica.

E vamos ser sinceros aqui, né?

Hoje, Milwuakee Bucks e Boston Celtics estão muito mais prontos para as fases mais agudas da temporada. Enquanto isso, o Cleveland Cavaliers está se preparando para ser a terceira ou quarta força da conferência. Isso sem contar o New York Knicks, que vem em boa fase.

Publicidade

Pensando no que está por vir, o Sixers é candidato a passar de uma semifinal do Leste? Não é o que parece.

E nisso, não só Harden pode pedir o boné, mas até Embiid corre riscos de acabar com “O Processo”.

Leia mais

Vale lembrar que o contrato do pivô é longo (até 2025/26, com opção até 2026/27) e é bem pesado: US$196 milhões. Então, para ele deixar o Sixers, vai ser algo como o que aconteceu com Kevin Durant para o Phoenix Suns. Levou uma offseason inteira e meia temporada até, de fato, acontecer.

Publicidade

Mas vamos pesar aqui.

Se o Sixers cair na primeira rodada ou na semifinal, será mais uma vez que a equipe não atinge uma decisão de conferência. Trata-se de um lugar em que não chega há duas décadas, o que é um absurdo se pensarmos o que Embiid já teve ao seu lado.

Publicidade

Claro, a offseason da NBA terá Kyrie Irving e James Harden como “repetentes”, mas se o 76ers não bater, pelo menos, na final do Leste, Joel Embiid deve pedir troca. Nós vamos ver uma verdadeira dança das cadeiras, com astros se movendo para todos os lados.

Sim, Irving e Harden já ocuparam as últimas férias da liga nos holofotes, mas devem ter grandes “concorrentes” em 2023.

O quanto vale Embiid?

Bem, é importante dizer que o pivô completa 29 anos em março. Então, ele está no auge de sua carreira. Aqueles problemas de graves lesões são parte do passado. No entanto, jamais chegou aos 70 jogos em uma temporada. Pode acontecer em 2022/23, caso o jogador atue em todas as partidas até o fim da campanha regular. Até o momento, o máximo que esteve presente foi no ano passado, em 68 embates.

Publicidade

Queira ou não, isso preocupa qualquer equipe que tenha interesse real nele.

Não são contusões que deixem ele de fora por longos períodos, de fato. Mas você sabia que Embiid está jogando no sacrifício? Em outros anos, o atleta estaria fora. Só que ele ainda quer brigar pelo MVP, para fazer o Sixers vencer e ter mando de quadra nos playoffs. Daí, o comprometimento individual.

Publicidade

E você sabe que ele vai colocar números, seja contra quem for. Pode até errar 15 arremessos em um jogo, mas vai carregar o adversário com faltas e terá, pelo menos, dez lances livres todas as noites para cobrar. Hoje, na NBA, ninguém assusta tanto um oponente quanto ele.

É quando os rivais mudam marcações, fazem ajustes, porque entendem que, contra uma defesa simples, ele vai fazer 50 pontos.

Quem não quer um cara assim?

Se lembrarmos que o Suns mandou escolhas de Draft e alguns de seus melhores jovens para o Nets, não espere menos que isso por Embiid.

Publicidade

Daí, podemos começar a pensar em quem pode oferecer coisas similares, mas fica para outro dia.

Irving ioiô

Entra ano, sai ano, Kyrie Irving é notícia sobre onde vai jogar. O Dallas Mavericks fez uma troca por ele há menos de um mês, mas alguém consegue cravar que ele fica?

É legal ver o cara jogar. Ele realmente é um astro, com habilidade fantástica. Mas Irving consegue, ao mesmo tempo, ser uma incógnita. Apesar de ele falar que gostou de ir para o Mavs jogar com Luka Doncic, a gente já viu ele se comprometer com um time antes e pedir troca.

Publicidade

Foi assim no Cleveland Cavaliers, no Boston Celtics e, recentemente, no Nets. Portanto, o que ele fala, ninguém pode escrever. É o famoso risco n’água.

E tem muita gente interessada em contar com ele no futuro. Uma equipe em especial.

Claro que depende muito de como o Mavericks vai se comportar até os playoffs, mas se você já pensou em Los Angeles Lakers, é porque está, provavelmente, certo.

Publicidade

Vamos só relembrar o quanto LeBron James se irritou quando o Lakers não conseguiu a troca por Irving. Aí, você soma o fato de que o armador é agente livre, o time tem um jogador da mesma posição e pode sair nas mesmas condições. Nem estou cravando que vai acontecer, mas não duvido nada.

A agência livre

As próximas datas importantes da NBA, a partir de agora, são os playoffs (incluindo o play-in), Draft e, por fim, a agência livre. De acordo com as regras da liga, os times vão poder conversar com os jogadores após às 20h (horário de Brasília) do dia 30 de junho. Para assinar, o papo é outro. Só depois do dia 6 de julho.

Publicidade

Mas é ali que vamos ter uma ideia de como as coisas serão.

Primeiro, porque a temporada 2022/23 já terá um campeão, Victor Wembanyama já terá uma equipe e todos os resultados dos playoffs vão ser levados em conta.

Pensando no que times como Sixers e Mavs podem (ou não) fazer até lá, é certo dizer que James Harden, mas principalmente Kyrie Irving e Joel Embiid estarão no topo das conversas. Harden, todo mundo já sabe que ele quer voltar para o Houston Rockets. Agora, Irving e Embiid, existem dúvidas sérias sobre onde vão jogar.

Publicidade

Vá lá. Irving tem cara de Lakers e seria estranho pensar de forma diferente. Mas e Embiid? Quem vai fazer aquela grande movimentação para ter o camaronês?

E a lista de astros tende a ser grande, especialmente se as primeiras peças do tabuleiro forem os jogadores que citei acima. Jimmy Butler, Trae Young e o agora lesionado LeBron James, são alguns dos que podem sair, dependendo do que vai acontecer até o fim da temporada. Espere por muitas mudanças, pois elas vão acontecer.

Publicidade

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Instagram
Twitter
Facebook

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários