Após 19 temporadas na NBA, Kobe Bryant deve deixar o Los Angeles Lakers ao fim de 2015-16. Ao menos, é o que diz o GM Mitch Kupchak. Entrevistado pela NBA Radio, o dirigente não confirmou, porém, se ele vai se aposentar no próximo ano.
“Ele indicou que a próxima temporada será a sua última por aqui”, afirmou Kupchak. “Antes de tudo eu acho que está tudo muito claro. Ele vai para o seu último ano de contrato. Não tivemos discussões sobre o futuro e eu não creio que teremos mais”.
Kobe ficou de fora de 123 de possíveis 164 partidas nos últimos dois anos, sempre por lesões graves. Primeiro, machucou o tendão de Aquiles em abril de 2013. Ele ficou fora dos playoffs, não sem antes ser parte importantíssima para aquela classificação. Em 2013-14, ele retornou às quadras em dezembro, mas uma fraturou o joelho após apenas seis jogos, e perdeu o resto daquele ano. Já em 2014-15, Bryant estava recuperado e pronto para ajudar o Lakers, entretanto mais uma vez uma contusão grave — agora no ombro — o tirou de ação.
“Daqui um ano, se tiver algo diferente para discutir, então nós vamos discutir”, disse. “Eu falo com ele de tempos em tempos e ele está se recuperando. Ele está correndo. Ele está se movimentando e fortalecendo o seu ombro. Nós esperamos uma recuperação completa, mas sim, ele está muito mais próximo do fim do que do início”.
Bryant terá 37 anos ao início da temporada que vem, justamente em seu último ano de contrato e receberá cerca de US$ 25 milhões pelo acordo. Em quase 1.300 jogos, o camisa 24 sempre atuou pelo Lakers, e anotou mais de 32 mil pontos. Ele é agora o terceiro maior cestinha de todos os tempos, após superar Michal Jordan.