Dallas Mavericks, Denver Nuggets e New York Knicks foram mais três equipes a acertarem trocas antes do fechamento da janela de transferências da temporada. Segundo Adrian Wojnarowski, da ESPN, os times finalizaram uma troca envolvendo três reservas: o armador Emmanuel Mudiay atuará em Nova Iorque, o ala Doug McDermott vai para o Texas e o veterano Devin Harris segue para o Colorado.
O negócio ainda envolveu duas escolhas de segunda rodada do próximo draft: uma foi cedida pelo Nuggets ao Mavericks e outra repassada pelo Knicks (originalmente pertencente ao Los Angeles Clippers) à equipe de Denver. Pelos jogadores terem contratos de semelhante faixa salarial, a negociação não traz implicações financeiras especiais para nenhuma das partes.
Um armador experiente era o alvo preferencial do Nuggets no mercado e Harris, de 34 anos e 13 temporadas de experiência na liga, atende aos requisitos procurados. Ele estava há cinco anos em Dallas, já fazendo sua segunda passagem pelo time, e recebeu abraços dos companheiros de elenco ao fim do treino desta quinta-feira, quando foram informados da notícia.
“Às vezes, você pode prever o que está para acontecer. A franquia estava jogando mais com os jovens do elenco e eu sou um veterano agora. Tive, somados, nove grandes anos aqui e não fecho a porta para uma volta. Tenho uma família nessa cidade. Essa organização significa muito e vai ser sempre um lar para mim”, afirmou o veterano, que registra média de 8.5 pontos na atual campanha.
A saída de Harris e chegada de McDermott, oito anos mais novo, é mais um passo no processo de reconstrução do elenco do Mavericks. “Nós gostamos bastante de Doug. Ele é um excelente chutador, ótimo atleta movimentando-se sem a bola e sempre o vimos como um vencedor, nosso tipo de cara”, exaltou o técnico Rick Carlisle, antes da derrota dos texanos para o Golden State Warriors.
O Knicks era outro time que estava em busca de um armador, mas com perfil bem mais jovem do que o Nuggets procurava. Os nova-iorquinos queriam uma “aposta” de baixo custo para analisar no restante da temporada e Mudiay, disponível para transações no Colorado desde a última temporada, vive o último ano de seu contrato de calouro com apenas 21 anos de idade.
“Nós damos as boas-vindas a Emmanuel em Nova Iorque e estamos empolgados de adicionar mais um talentoso jogador ao nosso elenco. Ele é um armador jovem e atlético, que nós sentimos ser uma valiosa aquisição para o futuro da organização”, explicou o gerente-geral do Knicks, Scott Perry, em nota oficial.