Um dos pilares da fase mais vitoriosa da história do Golden State Warriors está assegurado na franquia por mais cinco temporadas. Segundo Adrian Wojnarowski, da ESPN, Klay Thompson fechou a renovação contratual com os pentacampeões do Oeste nesse domingo, na abertura da agência livre da NBA. O ala-armador vai receber o salário máximo a que era elegível no período: US$190 milhões.
Sempre foi reconhecido que a preferência do astro era continuar no único time que defendeu na NBA e os concorrentes só teriam chances de negociar se a direção de Oakland decidisse não oferecer um contrato máximo. As equipes interessadas em sua contratação, que incluíam Los Angeles Lakers e Los Angeles Clippers, já haviam perdido a esperança na realização do negócio por esse motivo.
O acordo rápido com Thompson também é uma estratégia do Warriors para seguir atuando com força no mercado. O repórter Marcus Thompson, do site The Athletic, apurou que o jogador de 29 anos vai estar presente (pessoalmente ou por meio de teleconferência) nas reuniões com todos os agentes livres que a franquia acreditar ser necessário.
O novo vínculo do ala-armador começará a vigorar enquanto ainda se recupera da gravíssima lesão que sofreu no joelho esquerdo nas finais da última temporada, quando o Warriors acabou derrotado pelo Toronto Raptors. O atleta já passou por cirurgia para reparar o ligamento cruzado anterior e especula-se que o seu retorno às quadras aconteça nos primeiros meses de 2020.
Selecionado na 11ª posição do draft de 2011, Thompson tornou-se um dos maiores jogadores da história do Warriors nos últimos oito anos. Ele conquistou três títulos da NBA, foi eleito para cinco Jogos das Estrelas e entrou em um dos times ideais da liga por duas oportunidades com a camisa da franquia. Em 615 jogos disputados na NBA, o astro registra médias de 19.5 pontos, 3.5 rebotes, 2.5 assistências e quase 42% de aproveitamento nos arremessos de longa distância.