Já fazem cinco anos da lesão grave de Kevin Durant nas finais da NBA pelo Golden State Warriors, em 2018/19, contra o Toronto Raptors. Mas, com a recuperação clara do astro, que não decaiu ao longo da carreira após uma ruptura do tendão de Aquiles, o assunto voltou a aparecer. O astro relembrou a grave contusão em entrevista com seu sócio, Rich Kleiman, no podcast BoardRoom.
Durant falou sobre como a lesão, apesar de não ter levado às maiores consequências, mudou sua vida. Além disso, citou a sensação que teve no momento em que aconteceu, durante um jogo decisivo de final de NBA.
“Não tenha dúvidas, é um grande momento da minha vida. As coisas mudaram ali. Quando eu caí e senti, eu sabia que algo grave tinha acontecido comigo. Eu não sentia meu pé da mesma forma, era diferente. Então, foi um momento muito ruim. Eu lembro de sentir que meu pé estava pendurado e eu só conseguia me sustentar com o calcanhar”, explicou Durant.
“Juro que não estou exagerando, eu vi toda a minha carreira passar diante dos meus olhos naquele momento. É algo que não me esqueço. Tudo voltou a mim de uma forma tão forte: o que fiz de bom, o que fiz de ruim, os meus melhores e piores momentos na NBA. Eu não sabia mais se voltaria para San Francisco e, no fim, isso se concretizou. Mas também pensei que podia não voltar a jogar basquete como antes. Então, é devastador mesmo”, afirmou.
“Eram 20 mil pessoas na arena, muito barulho; Toronto estava a um jogo de ser campeão da liga pela primeira vez. E eu ainda consegui escutar o barulho do estouro no tendão. Então, eu estava desolado”, revelou.
Leia mais sobre o Warriors!
- Warriors segue como o time mais valioso da NBA; veja o ranking
- Stephen Curry rasga elogios a Gui Santos no Warriors
- Kevin Durant enaltece longevidade de LeBron James
O astro, que foi bicampeão em três anos de passagem peloWarriors, estava justamente voltando de lesão naquele jogo. Durant sofreu uma lesão dura durante a segunda rodada dos playoffs daquele ano. Aliás, também em um jogo decisivo: o quinto confronto de uma série que estava empatada com o Houston Rockets.
O Warriors avançou para as finais da conferência Oeste da NBA, mesmo sem Kevin Durant. O ala, no entanto, não retornou durante a vitória por 4 a 0 sobre o Portland Trail Blazers e também não atuou nos primeiros quatro jogos da final contra o Toronto Raptors. A franquia estava perdendo por 3 a 1 e disputaria o jogo cinco no Canadá. O retorno do astro, portanto, foi a última cartada da equipe na busca de mudar a história da série final.
O camisa 35 também lembra do apoio que recebeu após a lesão de adversários. Ele citou o armador Kyle Lowry, que estava na quadra, e o icônico rapper e torcedor da franquia, Drake.
“Você muitas vezes não consegue ver muito em momentos assim. Mas eu me lembro de quase tudo. Lembro que Kyle Lowry tentou acalmar a multidão e as reações. Drake estava tão chateado também; eu amo aquele cara. Ele sabia que a lesão era grave porque eu já tinha falado com ele e conto tudo até hoje. Então, mesmo em um momento de euforia, torcendo para o seu time enfim ser campeão, vi o quanto ele ficou preocupado com tudo. Nunca vou esquecer”, concluiu.
Mudanças
Não que a contusão tenha significado uma queda de produção de Durant na liga, mas isso impactou em todo o futuro da NBA nos anos seguintes.
O Warriors até venceu aquele jogo cinco, mas perderia um jogo seis em casa e com a traumática lesão de Klay Thompson, que só voltaria dois anos depois.
Durant, por outro lado, não retornou de fato para Golden State, sendo trocado para o Brooklyn Nets na agência livre seguinte. Depois de três anos e meio na franquia (não atuando em 2019/20 devido à contusão), Durant foi trocado para o Phoenix Suns na trade deadline de 2023. Um ano antes, o Warriors voltou a ser campeão, superando o Boston Celtics na decisão.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Além disso, quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta com a gente o que de melhor acontece na NBA