Kevin Durant dá show e EUA conquistam Ouro olímpico pela terceira vez seguida

Seleção norte-americana angariou a medalha de Ouro pela 15ª vez, a terceira seguida

Fonte: Seleção norte-americana angariou a medalha de Ouro pela 15ª vez, a terceira seguida

Kevin Durant

Estados Unidos 96 x 66 Sérvia

Os Estados Unidos confirmaram o favoritismo diante da Sérvia na final do torneio de basquete masculino dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Liderados pela ala Kevin Durant, cestinha da partida com 30 pontos, os norte-americanos atropelaram os sérvios por 96 a 66 e conquistaram a medalha de Ouro pela 15ª vez, a terceira seguida.

Publicidade

Com o resultado, os Estados Unidos mantiveram uma invencibilidade de 76 jogos. A última derrota dos norte-americanos foi para a Grécia (101 a 95), na semifinal da Copa do Mundo de 2006. O técnico Mike Krzyzewski, que comandou o time nas últimas três conquistas olímpicas, se despediu hoje do comando da seleção. No próximo ciclo olímpico, a equipe americana será treinada por Gregg Popovich, atual treinador do San Antonio Spurs.

O ala Carmelo Anthony entrou para a história como o primeiro atleta a angariar três títulos olímpicos no basquete masculino (2008, 2012 e 2016). Já o armador Kyrie Irving tornou-se o quarto jogador a ser campeão da NBA e olímpico no mesmo ano. Os outros foram Michael Jordan (1992), Scottie Pippen (1992 e 1996) e LeBron James (2012).

Publicidade

https://vine.co/v/5MlhWIWLmbM

O jogo

A Sérvia ofereceu resistência no primeiro quarto e comandou o placar na maior parte do período. A entrada de DeMarcus Cousins foi fundamental para que os Estados Unidos alcançassem a liderança no marcador. Melhor defensivamente no fim do período, os norte-americanos venceram o quarto inicial por 19 a 15.

Publicidade

No segundo quarto vimos um show de Durant. O novo jogador do Golden State Warriors marcou 18 pontos e os Estados Unidos abriram vantagem no marcador. Dominante nos rebotes (31 a 16 no primeiro tempo), com uma defesa bem postada, e Durant decidindo no ataque, os americanos foram para o intervalo com uma parcial de 55 a 29. Já a Sérvia foi muito mal no aproveitamento dos arremessos de quadra (31%), com 11 acertos em 35 tentativas. Nas bolas de três pontos, os sérvios converteram apenas três chutes em 17 tentativas (18%).

Com os rumos da partida definidos já na primeira metade, o segundo tempo foi uma mera formalidade, tanto que a Sérvia voltou com o limitado pivô Vladimir Stimac, que pouco atua, no quinteto titular. Em ritmo de treino, os Estados Unidos chegaram a abrir vantagem de 41 pontos, mas relaxaram no final com os reservas em quadra.

Publicidade

Irregulares ao longo da competição, os norte-americanos fizeram sua melhor partida justamente na decisão do torneio. Vale lembrar que, na fase de grupos, os Estados Unidos tiveram dificuldades para bater a Sérvia por 94 a 91.

Estados Unidos
Kevin Durant: 30 pontos, quatro assistências, 10-19 nos arremessos de quadra e cinco bolas de três pontos convertidas; 30 minutos
DeMarcus Cousins: 13 pontos e 15 rebotes; 17 minutos
Klay Thompson: 12 pontos, 21 minutos

Publicidade

Sérvia
Nemanja Nedovic: 14 pontos; 16 minutos
Milan Macvan: 11 pontos; 15 minutos
Milos Teodosic: nove pontos e três assistências; 24 minutos

Últimas Notícias

Comentários