A história de Kawhi Leonard na NBA tem uma lista de façanhas importantes. No entanto, também reserva várias questões para ponderação. O craque teve uma saída tumultuada do San Antonio Spurs, que nunca ficou totalmente esclarecida. E, desde então, passou a acumular um preocupante histórico de lesões. Por isso, para o controverso Stephen A. Smith, ele carrega um status hoje que não condiz com o seu impacto.
“Eu estou cansado dos comentaristas que elogiam Kawhi por aí. Certamente, ele é um superastro quando está saudável dentro de quadra. Não há discussão sobre isso, pois conquistou dois títulos da NBA como MVP das finais. É um jogador fantástico, mas, ao mesmo tempo, o pior astro da história dessa liga. Revelou-se um pesadelo por onde passou”, disparou a celebridade da mídia esportiva dos EUA.
Depois de ser campeão pelo Toronto Raptors, de fato, a carreira de Leonard ficou mais marcada pelos momentos de ausência do que presença. Afinal, ele parece que sempre desfalca o Los Angeles Clippers nas partidas mais importantes de sua história recente. Dá para contar, então, com o astro de 32 anos? Smith acredita que a sua falta de disponibilidade chegou a um ponto simplesmente inaceitável.
“Em quatro temporadas em Los Angeles, Kawhi disputou média de 40 jogos. Atuou em 68 partidas nessa campanha e, então, estava fora nos playoffs mais uma vez. E, aliás, vocês sabiam que ele não participou de 15 dos últimos 19 jogos de playoffs da equipe. Eles chegaram às finais do Oeste enquanto estava ausente e, depois, nunca mais venceram uma série de playoffs”, argumentou o comentarista da ESPN.
Leia mais sobre Kawhi Leonard
- Artigo – Ainda acreditam em Kawhi Leonard e Paul George no Clippers?
- Clippers acerta extensão de contrato com Kawhi Leonard
- Gregg Popovich pede que fãs do Spurs parem de vaiar Kawhi Leonard
Embaixador
Apesar dos problemas, a história de Kawhi Leonard na NBA está garantida para seguir por mais alguns anos. O ala assinou uma extensão de três temporadas com a equipe angelina e, assim, vai embolsar mais de US$50 milhões anuais. O acordo ocorreu no meio dessa temporada, enquanto tinha a sua campanha mais saudável em anos. Para Smith, isso não deixa de ser curioso – e suspeito.
“Preciso admitir que tenho um pouco de inveja de Kawhi. Afinal, não importa quantos jogos passe lesionado, isso nunca é um problema quando vai fechar um novo vínculo. Sempre está disponível e saudável quando chega perto de renegociar o seu contrato. Mas, assim que assina o papel, as lesões recomeçar. Ninguém mais consegue achá-lo em quadra”, ironizou o veterano analista.
Mas será que Leonard realmente vale os US$51 milhões por temporada que recebe a partir do segundo semestre? Smith, a princípio, possui sérias dúvidas. E o problema ultrapassa a sua saúde e disponibilidade para jogar. O comentarista indica que, além disso, o estilo calado do astro não o faz um “garoto-propaganda” ou embaixador do jogo. Na verdade, ele sente que não há nenhum esforço com isso.
“A gente sabe que ninguém escolhe quando vai se lesionar, então ok. Mas também me enoja que não faça nenhum esforço para promover a NBA. Não faz nada pelo esporte ou mesmo pelo seu time. Ele não aparece nos comerciais do seu novo tênis, por exemplo. Eu não estou exagerando: são crianças falando dele. Isso é absolutamente ridículo!”, acusou a celebridade da ESPN.
Olimpíadas
Nos próximos meses, Kawhi Leonard vai tentar abrilhantar a sua história no basquete com uma conquista fora da NBA. Ele é um dos convocados da seleção dos EUA para a disputa das Olimpíadas de Paris. Leonard ainda trata uma inflamação no joelho que o tirou de jogos de playoffs, mas vai se apresentar à USA Basketball em julho. Smith, antes de tudo, vê a situação como uma ofensa ao Clippers.
“Agora, Kawhi vai ter a audácia de querer jogar pela seleção dos EUA nas Olimpíadas? Você não consegue jogar 60% das partidas de playoffs do Clippers nos últimos anos, cara! Mas você vai defender a seleção? Não dá para levar a sério isso. Se eu fosse o dono da franquia, faria de tudo para evitar isso. Afinal, conhecendo o seu histórico, vai se lesionar em Paris. E, assim, deixar o time na mão outra vez”, concluiu Smith.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA