Após dez anos, Karl-Anthony Towns jogará pela República Dominicana

Pivô do Timberwolves defenderá o país no Mundial de Basquete

Karl-Anthony Towns República Dominicana Fonte: David Sherman / AFP

Karl-Anthony Towns retornará para a seleção da República Dominicana na Copa do Mundo de 2023. O astro não defendia o time nacional há dez ano. Ele anunciou que estava voltando a defender o país no fim de julho, mas viajou apenas na semana passada para se juntar a delegação, que se prepara para o mundial. Ele disputou apenas 35 jogos com o Minnesota Timberwolves em 2023/24, somando fase regular e playoffs.

Na última vez em que o camisa 32 jogou pela seleção dominicana, ele tinha apenas 16 anos. Na ocasião, seu futuro treinador na Universidade de Kentucky, John Calipari, comandava a equipe. Porém, depois de estrear, nunca mais voltou a jogar pelo país.

“O povo dominicano é muito apaixonado por tudo que envolver qualquer uma de suas seleções. Eu sempre que pude vi isso nos mundias de beisebol. Eu senti isso ao máximo desde que anunciei que iria jogar. Foram muitas coisas que pesaram na decisão de voltar”, explicou o atleta.

Publicidade

“É o momento certo para voltar. Acabei jogando menos jogos em 2022/23. Afinal, a lesão não permitiu que houvesse tanto desgaste no meu corpo. Estou me sentindo muito bem agora. Então, estou 100% saudável. Além de competir, é uma grande oportunidade para trabalhar algumas coisas no meu jogo. E, com certeza, o falecimento da minha mãe. Isso me levou a um senso de urgência maior”, admitiu o pivô.

A conexão de Karl-Anthony Towns com a Republica Dominicana vem de sua mãe, Jacqueline Cruz-Towns, que nasceu no país. A mãe do atleta, aliás, faleceu em 2020. A perda gerou um forte impacto no jogador e em sua família.

Publicidade

Leia mais!

Towns, então, contou que estava acompanhando a virada da seleção sobre a Argentina no último dia das eliminatórias para o Mundial. Após estar atrás por 17 pontos no meio do terceiro quarto, os dominicanos conseguiram uma virada épica.

Assim, eliminou o tradicional país sul-americano da disputa da Copa do Mundo. Nesse meio tempo, o pivô do Timberwolves se recuperava de uma lesão na panturrilha que o fez perder 51 jogos da NBA.

Publicidade

Voltando no fim da temporada regular, Towns deixou claro que não esteva 100%.

“Eu não estava totalmente saudável. Não me sentia como eu mesmo. Gostaria que estivéssemos com nossa força total. Isso não tira os méritos de quem nos venceu. Foi justo, mas não estávamos inteiros”, ressaltou.

Minnesota, inclusive, foi bastante solícito com os jogadores que queriam disputar o Mundial. Além da estrela da República Dominicana, Anthony Edwards (EUA), Rudy Gobert (França), Nickeil-Alexander Walker (Canadá) e Kyle Anderson (China) também estarão no torneio.

Publicidade

“O Timberwolves foi muito solidário quando eu pedi pra jogar. Estamos todos buscando evoluir para 2023/24. Acho que isso nos dará vantagem”, conta Towns.

“Uma coisa que sempre reparei nos jogos FIBA é que tudo é possível. São partidas divertidas, quentes. Então, eu quero dar uma chance a esse time. Além disso, sinto muito orgulho de poder representá-los”, finalizou.

As médias finais do atleta em 2022/23 por Minnesota, foram de 20.8 pontos, 8.1 rebotes e 4.8 assistências em 33 minutos por jogo.

Publicidade

Copa do Mundo

Por fim, a República Dominicana está no Grupo A com Filipinas, Itália e Angola. O país, no entanto, não vai contar com os outros dois jogadores da NBA nascidos por lá: Al Horford e Chris Duarte. O Mundial de 2023, aliás, será o primeiro a ser realizado com múltiplas sedes. Desse modo terão jogos nas Filipinas, Japão e Indonésia.

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta com a gente o que de melhor acontece na NBA

Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp
Threads
Guia Futebol

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários