Quem viu o Atlanta Hawks tentar insistentemente trocar o ala Josh Smith antes do fechamento da janela de transferências da temporada pode não lembrar, mas a franquia da Geórgia tinha interesse em assinar uma extensão com o jogador no ano passado. Estava tão interessada, na verdade, que chegou a fazer uma proposta oficial ao titular antes do início da campanha 2012-13.
De acordo com Marc Stein, da ESPN, o contrato oferecido pagaria cerca de US$45 milhões a Smith nas próximas três temporadas. A oferta, porém, foi prontamente recusada. O ala teria dito que pretende esperar o período de agenciamento livre (em julho) para, aproveitando as reformadas regras do acordo coletivo de trabalho da liga, poder assinar um vínculo maior.
De fato, a estratégia do jogador faz sentido. Caso espere até ser agente livre irrestrito, ele passa a ter direito de receber propostas de contrato com cinco temporadas de duração do Hawks e quatro temporadas de outras equipes. No entanto, prevendo que sua intenção é deixar a equipe, os dirigentes de Atlanta resolveram tentar negociá-lo (sem sucesso) para evitar que saía “de graça” em julho.
Smith tem 27 anos e disputou suas nove temporadas na NBA com a camisa do Hawks. Houston Rockets, Dallas Mavericks e Phoenix Suns deverão ser algumas das franquias que vão ter interesse na contratação do ala nos próximos meses. Em 75 partidas realizadas na atual campanha, ele anotou 17.6 pontos, 8.5 rebotes, 4.3 assistências e 46.6% de conversão nos arremessos de quadra.