Os fãs e comentaristas da NBA discutem, constantemente, quem é o maior jogador da história: Michael Jordan ou LeBron James. Essa é aquela conversa de bar do mundo do basquete. E ninguém melhor do que alguém que encarou os dois gênios em quadra para opinar. O ídolo Allen Iverson não gosta desse tipo de debate, mas não ficou em cima do muro ao ser questionado sobre o tema.
“Eu odeio essa discussão porque amo muito esses dois caras. Fizeram, certamente, muito pelo nosso jogo. Acho que LeBron é o jogador de basquete mais completo que já vimos, em síntese. No conjunto de habilidade, no geral. Mas não há nada maior do que Michael, para mim. Ele foi uma inspiração e tudo para mim. É isso, então”, afirmou o ex-armador, em entrevista ao site AndScape.
A questão pessoal é fundamental para moldar não só a posição de Iverson, mas de qualquer torcedor. O craque está mais propenso a indicar como maior o seu ídolo, Jordan, assim como gerações mais jovens tendem a eleger James. É o atleta que testemunham atuar todas as noites. O “The Answer” compreende essa situação e, por isso, separa um pouco a questão técnica do significado da figura.
“Se você procurar a definição de ‘jogador de basquete’ no dicionário, eu acho que deveria aparecer uma foto de LeBron. Michael, no entanto, é algo bem diferente. Ele deu-me a visão do que é um competidor no basquete. Me fez desejar ser um jogador, antes de tudo. Por isso, nunca vai existir alguém acima desse cara em minha lista”, reforçou a lenda do Philadelphia 76ers.
Leia mais
- Chris Webber: “Iverson foi o melhor jogador com quem atuei na NBA”
- Steve Kerr define Stephen Curry como o “Michael Jordan moderno”
- “Ja Morant é melhor do que Allen Iverson”, opina analista
Idolatria
Pode parecer exagero, mas a relação de Iverson com Jordan realmente é parecida com a de qualquer pessoa. Ele já revelou que, antes do primeiro jogo da carreira contra o Chicago Bulls, não conseguia encarar o seu ídolo. Não parecia-lhe uma pessoa real, mas um tipo de divindade. Esse impacto até diminuiu com o tempo, mas é algo que sente ainda hoje.
“Eu ainda fico paralisado todas as vezes que vejo Michael, pois é o meu ídolo. Dá aquele nervoso porque, para mim, ele é o que sou para muita gente. Assistia ao comercial na televisão quando criança e, como dizia, queria ‘ser como Mike’. É o cara da minha vida no basquete. Ele é simplesmente tudo para mim”, explicou o integrante do Hall da Fama.
O que Iverson recusa de todas as formas é exaltar um jogador diminuindo outro. Ele sabe que o líder do Los Angeles Lakers, acima de tudo, merece cada uma de suas glórias. “Independentemente da minha opinião, LeBron também é tudo o que você gostaria em um atleta de basquete. É o pacote completo, em síntese. Ele é uma benção de Deus ao mundo do basquete”, reverenciou.
NBA de hoje
Convenhamos que discutir no meio da NBA quem é o maior entre Jordan e LeBron já virou um clichê. Por que, então, não utilizar a presença de Iverson para fazer uma pergunta mais original? Por exemplo, o que seria o lendário armador na NBA atual? Essa é uma pergunta em que ele prefere ficar mais em cima de muro. Até porque, a princípio, nunca pensa nisso.
“Não sei como seria jogando no basquete atual, pois não penso nisso. Não vejo os jogos de basquete hoje dessa forma. Eu tenho muito respeito pelos jogadores e o basquete, então não tenho uma resposta sobre isso. Posso garantir que faria tudo para adaptar o meu jogo a quem estivesse ao meu lado para sermos vitoriosos. Só posso dizer isso”, concluiu Iverson.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA