Joel Embiid rebate críticas de James Harden ao 76ers

Astro camaronês acredita que acusações do armador não condizem com a forma como jogou no Sixers

joel embiid james harden Fonte: Tim Nwachukwu / AFP

Joel Embiid e James Harden não são mais companheiros de elenco no Philadelphia 76ers. E eles já estão em rota de colisão após poucos dias da troca do armador. O pivô, afinal, soube das críticas do ex-colega à equipe na entrevista de apresentação no Los Angeles Clippers. O camaronês acredita que ele está bem equivocado, em particular, ao dizer que era um “refém” do ataque do time.

“Eu não acho que James jogava ‘preso’ aqui. Discordo dele, pois conseguiu grandes feitos conosco. Nós colocamos a bola em suas mãos a cada posse porque sabemos que é um ótimo jogador. Reconhecemos o seu incrível talento, um ótimo passador. Então, demos total espaço para que tivesse a posse e fizesse o seu jogo. Sem dúvidas”, avaliou o atual MVP da liga.

Harden acusou que, embora tivesse o controle das posses, sentia-se engessado nos planos ofensivos do Sixers. Nunca teve um canal de comunicação aberto com Doc Rivers e, como resultado, não tinha liberdade para fazer o seu jogo. Em um certo momento, por sinal, ele afirmou que é um sistema por si só. Embiid não fez julgamentos, mas discordou com a visão do craque.

Publicidade

“James teve passe livre para chamar jogadas e tomar as decisões em quadra. Era ele quem resolvia se criaria o próprio arremesso ou envolveria o time, pois a bola sempre estava em sua mão. E, aliás, acho que fez um bom trabalho conduzindo o nosso ataque. É por isso que liderou a liga em assistências, né?”, argumentou um dos melhores pivôs da atualidade.

Leia mais sobre James Harden

Fim de novela

A saída de James Harden colocou ponto final em uma “novela” que embalou a offseason e pré-temporada do Sixers e de Joel Embiid. Foram meses em que as discussões sobre o time, antes de tudo, passavam pelo polêmico pedido de troca. A insistência do veterano em forçar uma ida para o Clippers só piorou a situação. Por isso, o ídolo da Philadelphia está aliviado que tudo chegou ao fim e o foco volta para as quadras.

Publicidade

“Eu estou feliz que a situação resolveu-se e, acima de tudo, por James. Espero que tenha a chance de ser bem-sucedido, consiga muito dinheiro, jogue bom basquete e vença partidas. Quero que a gente se encontre lá nas finais da temporada, mas, obviamente, ele vai estar do lado derrotado da história. Nós vamos vencer”, garantiu o craque de 29 anos.

O Sixers, agora, tem quatro novos reforços para a sequência da temporada. Além disso, recebeu duas escolhas de primeira rodada de draft e alguns outros ativos relacionados ao recrutamento. Tyrese Maxey, ao mesmo tempo, faz um ótimo início de temporada assumindo a armação do time. Philadelphia tinha uma boa chance de ser campeão com Harden, mas isso já é passado.

Publicidade

“Nós tínhamos, certamente, uma chance de sermos campeões juntos. Estávamos entre os favoritos. James adicionou muito à equipe porque, entre outros fatores, estava com a bola o tempo inteiro. Mas não deu certo. Sinto que, do nosso lado, não havia nada a fazer. Estava fora do nosso controle, então vamos seguir em frente”, resumiu o experiente jogador.

Confiança

É comum que os astros das franquias sejam consultados sobre as movimentações mais importantes. Tem voz, por exemplo, quando o assunto são trocas de atletas, contratações e mudanças de treinador. Joel Embiid, no entanto, assegura que não opinou sobre a troca de James Harden. Ele recusa esse papel porque, em primeiro lugar, acredita que seja uma distração para o seu verdadeiro trabalho.

Publicidade

“O meu trabalho é ganhar os jogos em quadra, então não tenho o que avaliar sobre trocas. O meu único interesse é ter a melhor condição possível para vencer. Vencer é o que me move. Esse é o meu foco, pois é tudo o que quero no momento. Só vou ter um problema com qualquer decisão no dia em que sentir que ganhar não é o objetivo de todos aqui”, cravou o astro.

A impressão de analistas, a princípio, é que o Sixers sairia enfraquecido da troca de Harden. Mas, aos poucos, essa visão mudou. A ascensão de Maxey, em particular, sugere que a saída do veterano possa ser um necessário passo à frente. O jovem talento, afinal, precisava de mais espaço. Embiid garante que o Sixers tem uma chance de título com o elenco atual e, sobretudo, ele mesmo no comando.

Publicidade

“Eu sempre vou acreditar em mim mesmo, acima de tudo. Não importa com quem jogue. Mas posso dizer que adoro o elenco que temos. Sei que vão brigar por cada posse todas as noites e, com isso, vamos ter chance de vencer sempre. Ganhar é bem difícil e todos precisam contribuir para chegarmos ao topo. Eu realmente acredito na capacidade desse grupo”, concluiu o MVP da NBA.

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Últimas Notícias

Comentários