Após duas eleições seguidas como MVP da NBA, Nikola Jokic foi desbancado por Joel Embiid. Curiosamente, no ano que não venceu o prêmio de melhor jogador da liga, sagrou-se campeão com o Denver Nuggets. Por outro lado, o camaronês teve uma campanha individual brilhante, mas caiu com o Philadelphia 76ers na segunda rodada dos playoffs. Agora, o site Fadeaway World previu quem serão os MVPs nos próximos cinco anos.
Nos últimos anos, os estrangeiros estão dominando o prêmio de MVP da NBA e Joel Embiid é um exemplo. No entanto, além dele, Giannis Antetokounmpo e Jokic, com duas eleições cada, completam a “dinastia” de jogadores que não são americanos. O último nascido nos Estados Unidos, aliás, foi James Harden.
Na temporada 2017/18, o então armador do Houston Rockets faturou o prêmio de melhor jogador da temporada. Por outro lado, o atual domínio de estrangeiros, se iniciou em 2018/19 com Antetokounmpo. Antes do astro do Milwaukee Bucks, o último atleta não nascido nos EUA a vencer foi Dirk Nowitzki.
O alemão, afinal, era dominante nos anos 2000 com o Dallas Mavericks. Mas não foi nessa temporada que ele conquistou o título histórico com a franquia. Quando eleito MVP, o campeão foi o San Antonio Spurs. No ano de campeão do Mavs, por sua vez, o melhor jogador da temporada 2010/11, foi Derrick Rose.
Leia mais!
- Após título do Oeste, Nikola Jokic crava: “Joel Embiid mereceu ser MVP”
- Pela primeira vez na carreira, LeBron James não recebe votos para MVP da NBA
- Veja os jogadores com maiores salários na temporada 2023/24 da NBA
Segundo a previsão do site, então, o domínio de estrangeiros permanecerá por, pelo menos, mais três anos. Isso porque, o portal acredita que Nikola Jokic e Giannis Antetokounmpo voltarão a vencer o prêmio. Além disso, Luka Doncic aparece como um possível candidato.
2023/24: Nikola Jokic
Difícil não apontar o sérvio como o melhor jogador da NBA. Afinal, ele liderou o Nuggets ao título inédito na última campanha. Como resultado, sagrou-se MVP das Finais e teve constantes atuações incríveis nos playoffs. Ele, portanto, liderou Denver em diversos quesitos. Da mesma forma, foi dominante durante a campanha regular com recorde de 29 triplos-duplos ao longo da jornada.
2024/25: Giannis Antetokounmpo
O astro teve uma das melhores temporadas de sua carreira em 2022/23. Isso porque obteve médias de 31.1 pontos, 11.8 rebotes e 5.7 assistências enquanto liderava o Bucks para a melhor campanha da Conferência Leste. Segundo o Fadeaway World, o jogo do grego pode ficar ainda mais completo nos próximos anos, já que apresentou melhora também na armação de jogadas. Com isso, ele será candidato a mais um MVP na carreira.
2025/26: Luka Doncic
O impacto do esloveno desde que ingressou à NBA em 2018 é incontestável. Individualmente, é um dos melhores jogadores da liga e os números provam isso. No entanto, ainda não conseguiu grandes feitos com o Mavericks. Uma boa temporada regular, então, pode mudar esse cenário. No último ano, figurou no Top 10 na corrida ao MVP, mas a campanha de Dallas foi decepcionante. Por isso, o site coloca uma possível eleição de Doncic em três anos. Tempo que pode ser suficiente para a franquia melhorar.
2026/27: Jayson Tatum
Em crescente evolução, o astro do Boston Celtics teve a melhor temporada da carreira em 2022/23. Gradualmente, ele saltou de 13.9 pontos em média, no seu ano de estreia, para 30.1 por partida na última campanha. Então, se seguir esse ritmo, certamente estará próximo de se tornar o melhor jogador da NBA. Além disso, terminou em quarto na corrida ao prêmio atrás apenas de Jokic, Embiid e Antetokounmpo. Tatum bateu na trave em 2021/22 ao ser vice-campeão. Assim, um título deve, de fato, o consagrar como MVP da NBA nos próximos anos.
2027/28: Zion Williamson
Talvez o nome mais improvável da lista mencionada pelo site. Afinal, a estrela do New Orleans Pelicans ainda não conseguiu se provar na liga. Quando joga, seus números mostram que pode disputar o prêmio. No entanto, a questão física ainda é a principal pauta de Williamson após quatro temporadas na NBA. Não à toa. Ele disputou 114 jogos e foi desfalque em outros 194. Como a previsão é para ser eleito MVP em 2028, muita coisa pode acontecer. Mas, para isso, precisa antes se manter saudável.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA
Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp