A NBA anunciou nessa quinta-feira que os pivôs Joel Embiid e Nikola Jokic foram eleitos os melhores jogadores de janeiro na NBA. É a sexta vez em que o craque do Philadelphia 76ers vai receber o prêmio, enquanto o líder do Denver Nuggets leva a honraria pela quinta vez. Ambos, aliás, são os favoritos para levar o prêmio de MVP da temporada.
Embiid liderou o Sixers ao melhor recorde da NBA nesse intervalo, com 11 vitórias em 14 jogos. Ele registra médias de 34,9 pontos, 10,7 rebotes e 3,2 assistências por partida. Converteu quase 55% dos seus arremessos de quadra e, além disso, teve 1,6 tocos por noite. O camaronês tornou-se, com isso, o primeiro jogador a levar o prêmio mensal da liga duas vezes na campanha.
Jokic, por sua vez, comandou o Nuggets à liderança do Oeste até agora com 12 triunfos em 16 partidas no mês. O sérvio registrou uma média de triplo-duplo em janeiro: 24,0 pontos, 11,6 rebotes e 11,3 assistências. Ele acertou absurdos 67,7% dos seus arremessos de quadra no período. Igualou o lendário Wilt Chamberlain, por fim, como os únicos pivôs a terem oito triplos-duplos em um único mês.
Para serem eleitos melhores de janeiro na NBA, Tatum e Booker precisaram superar uma robusta concorrência. Afinal, outros 14 jogadores foram lembrados pelos votantes da premiação. Os indicados incluíram, por exemplo, astros como LeBron James, Damian Lillard, Jayson Tatum e Giannis Antetokounmpo.
Leia mais
- Comentaristas da ESPN se dividem sobre melhor entre Embiid e Jokic
- Nikola Jokic torna-se líder em assistências da história do Nuggets
- “Parece que o Raptors não se importa em vencer”, dispara Joel Embiid
Calouros do mês
A NBA, ao mesmo tempo, confirmou que Paolo Banchero e Keegan Murray foram escolhidos os melhores calouros do período. As escolhas são, respectivamente, das conferências Leste e Oeste.
Banchero, que foi selecionado na primeira posição do último draft, esteve nos 14 jogos da campanha do Orlando Magic. Ele liderou todos os estreantes em pontos no último mês (20,5), enquanto também registrou 6,5 rebotes e 3,2 assistências. É a terceira vez que ele ganha o prêmio mensal e, com isso, confirma-se como favorito para ser eleito novato do ano.
Murray, enquanto isso, saiu da quarta posição do recrutamento para ser um atleta importante do Kings. O ala-pivô anotou 14,0 pontos e 5,9 rebotes com 51% de aproveitamento nos arremessos de quadra. Conseguiu os três primeiros duplos-duplos da carreira, além disso, em janeiro. O time de Sacramento, ajudado por suas atuações, é o atual terceiro colocado do Oeste.
Melhores técnicos
Por fim, a NBA anunciou os selecionados como recipientes dos prêmios de melhores treinadores de janeiro na liga. No Leste, Doc Rivers (Sixers) ficou com a honraria. Michael Malone (Nuggets), por sua vez, foi o escolhido no Oeste. As suas equipes registraram os melhores recordes das respectivas conferências durante o último mês.
O Sixers disparou para a briga pela segunda colocação do Leste, pois venceu 11 em 14 jogos em janeiro. A equipe teve o segundo ataque mais eficiente da liga no período, com 121,3 pontos por 100 posses. O Nuggets isolou-se no topo do Oeste depois de ganhar 12 em 16 partidas no período. O time do Colorado registrou o quarto ataque e defesa mais eficientes do mês.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA