O pivô Joel Embiid, do Philadelphia 76ers, foi eleito o jogador mais valioso (MVP) da NBA, de acordo com anúncio feito pela liga na noite desta terça-feira (2). Em uma das disputas mais acirradas da história recente, Embiid levou a melhor sobre Nikola Jokic, do Denver Nuggets, e Giannis Antetokounmpo, do Milwaukee Bucks, para conquistar o troféu Michael Jordan.
Assim, depois de dois anos como o segundo colocado da votação, chegou a hora do astro do 76ers. Embiid, aliás, se tornou o quinto atleta da história da franquia a ganhar o MVP. Os outros foram Wilt Chamberlain (1966-68), Julius Erving (1981), Moses Malone (1983) e Allen Iverson (2001).
Em eleição feita com 100 jornalistas e profissionais de mídia dos EUA e Canadá, Embiid recebeu 73 votos de primeiro lugar e contabilizou 915 pontos. O segundo mais votado foi Jokic com 674 pontos. Por fim, Antetokounmpo terminou em terceiro, com 606 pontos.
Dez pontos foram concedidos aos votos de primeiro lugar, sete pontos ao segundo, cinco ao terceiro, três ao quarto e um ao de quinto lugar.
Além disso, pela quinta temporada seguida, o jogador mais valioso da liga é um estrangeiro. Vale lembrar que, em 2019 e 2020, o vencedor foi Antetokounmpo. Já nas últimas duas temporadas, o prêmio foi para Jokic.
Ao lado de seus companheiros de 76ers, Joel Embiid se emociona ao ouvir que foi eleito o MVP da NBA. #BrotherlyLove pic.twitter.com/i5FWg4iqaw
Publicidade— Jumper Brasil (@jumperbrasil) May 2, 2023
Leia Mais!
- Para Stephen Curry, Joel Embiid deve ser eleito MVP da temporada da NBA
- Joel Embiid admite que se importa em ser MVP da temporada da NBA
- Favorito a MVP, Joel Embiid dispara supostas indiretas a Nikola Jokic em entrevista
Joel Embiid, aliás, fez uma campanha digna de MVP da NBA. Afinal, terminou a temporada regular com a maior média de pontos da liga pelo segundo ano seguido. Foram 33,1, em 66 jogos disputados. De quebra, pegou 10,2 rebotes, distribuiu 4,2 assistências e deu 1,7 toco.
Além disso, foi fundamental – nos dois lados da quadra – para a ótima campanha do 76ers (54-28), a terceira melhor da fase regular.
Há quase um mês, o camaronês teve uma atuação épica de 52 pontos contra o Boston Celtics. Então, na opinião do seu técnico, Doc Rivers, a partida memorável do astro serviu para sacramentar quem é o MVP de 2022/23.
“A corrida para o MVP acabou. Joel anotou metade dos nossos pontos em um jogo de NBA. Sou suspeito para falar, mas o fato é que não existe mais debate sobre o prêmio”, disse Rivers, na coletiva pós-jogo.
Embiid deixou claro, algumas vezes, que se importava em ganhar o prêmio.
“Eu garanto que qualquer jogador que diga não se importar em ser eleito MVP está mentindo. Afinal, é o melhor prêmio individual que você pode conseguir. Significa, então, muito. Recebê-lo seria a validação do meu trabalho ao longo da carreira. É importante para mim porque comprova que tudo não foi só uma perda de tempo”, afirmou o craque, em entrevista recente ao portal Bleacher Report.
Terceira escolha do Draft de 2014, Embiid tem vínculo com o 76ers até 2027. Assim, nas próximas quatro temporadas, ele vai receber US$210 milhões em salários.
Discussão tóxica
A discussão sobre o MVP desta temporada foi muito agressiva nos bastidores. Tornou-se um debate tóxico, em síntese. Vários técnicos, inclusive, apontaram que virou uma conversa pautada não por elogios, mas sim críticas a Embiid e Jokic, os favoritos ao prêmio.
Enfim, há um consenso de que o tom da discussão ganhou outras proporções neste ano. Jokic, por exemplo, foi acusado por um ex-jogador de “caçar estatísticas” para conquistar prêmios.
O comentário de Kendrick Perkins, da ESPN, inclusive, pautou o debate por dias.
Por fim, uma crítica constante a Embiid e Jokic na concorrência para MVP é que ainda não conquistaram títulos na NBA. Os dois craques, aliás, somam apenas uma final de conferência com as suas equipes na carreira.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA
Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp