Victor Wembanyama chegou à NBA com uma expectativa há muito tempo não vista, e o atual MVP Joel Embiid falou sobre isso. A primeira escolha do Draft de 2023 está jogando bem e, no momento, tem uma briga acirrada com Chet Holmgren do Oklahoma City Thunder na disputa pelo prêmio de Calouro do Ano. No entanto, o San Antonio Spurs faz uma temporada ruim, com apenas cinco vitórias em 30 jogos.
O pivô do Philadelphia 76ers deu sua opinião ao jornalista John Hollinger, do portal The Athletic. Tratou-se de uma matéria especial do portal, que também contou com falas de Giannis Antetokounmpo e Luka Doncic sobre a pressão de ser um calouro tão visado desde o primeiro dia na liga.
Para Embiid, Wembanyama precisa entender e decidir qual será a sua forma de jogar na liga. Ele diz que o francês ainda é muitas coisas ao mesmo tempo quando pisa numa quadra de basquete.
“As pessoas acham que é fácil. Mas não é. O problema é que há muito hype e empolgação ao redor dele agora. Então, é uma coisa clara. Eu sou um cara que assiste a muitos jogos ao longo do ano. Acho que ele precisa decidir sobre onde quer jogar, se como um pivô mais tradicional ou um pivô armador. Claro que não é só sobre isso, mas é importante entender os seus pontos fortes e o que ele deseja se tornar”, explicou.
Leia mais sobre 76ers e Spurs!
- Allen Iverson quer cargo oficial no Philadelphia 76ers
- 76ers monitora troca por Zach LaVine
- Keldon Johnson vira reserva no Spurs
- San Antonio Spurs quebra pior marca da história em nova derrota
“Eu acho que ele tem tanto talento que pode até escolher esse tipo de coisa. Você pode pensar que ele é uma espécie de Kevin Durant, ou até uma versão de mim. Afinal, você quer ser o que? Esse é o nível de talento que temos em Victor. Mas é necessário decidir, é difícil querer ser tudo ao mesmo tempo, ainda mais quando se é tão jovem como ele”, alertou.
“A forma que ele joga agora não é ruim, porém é um pouco forçada. Mas isso faz parte do desenvolvimento, então, como disse antes, não é ruim. É o único caminho para melhorar; você erra muito e aprende mais ainda”, ressaltou.
No fim, Joel Embiid voltou a dizer que o processo pelo qual Victor Wembanyama está passando é natural na NBA. Mas voltou a dar dicas e pedir para que ele facilite o jogo para si mesmo.
“Eu gosto de como tem sido feito em geral, porque a franquia está permitindo que ele tenha seus erros. Tem que medir sempre essa questão do quanto forçar as coisas; ele pode encontrar uma maior facilidade para si mesmo nesses arremessos. Eu digo isso porque é uma coisa que também estou aprendendo. Você é mais alto, mais forte; às vezes não é necessário ter tanto trabalho. É só ir lá e arremessar por cima de alguém. É o que penso sobre mim também; tenho o mesmo problema”, concluiu.
Conselhos de craques
Como já citado, outros grandes nomes foram perguntados sobre qual conselho dariam ao francês nesse momento. Antetokounmpo citou que o mais importante é se cuidar e seguir aprendendo.
“Cuide do seu corpo, garoto. A NBA tem uma quantidade muito alta de jogos, treinos, trabalhos, você precisa estar saudável e cuidar do corpo. Trabalhar o mental também é importante, existe muita pressão quando se chega ao maior nível, que é o que se espera dele. Portanto, é sobre isso, continuar aprendendo, adicionando coisas ao seu jogo. Não importa quantos anos você tem na liga, sempre pode aprender um truque novo”, explicou o grego.
Já Luka Doncic disse que é importante aproveitar o momento, e que um jogador como o camisa 1 do Spurs não precisa de seu conselho.
“Cara, é o primeiro ano de uma longa carreira. É hora de aproveitar o momento, ele será um jogador especial na liga. O vi em quadra em sua primeira noite e fiquei impressionado. Eu amo vê-lo jogar, e posso dizer que você nunca se esquece de suas primeiras noites na NBA. Portanto, ele não precisa do meu conselho; é um grande jogador que será enorme para a história disso tudo”, ressaltou.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta com a gente o que de melhor acontece na NBA