Quem é o melhor jogador da NBA na atualidade? Essa é uma questão constante no dia-a-dia da competição, mas que nunca costuma chegar a um consenso. Em uma liga com tantos craques, afinal, a diferença é muito pequena. O polêmico Kendrick Perkins, por exemplo, vê o panorama atual assim. Giannis Antetokounmpo está no topo, mas um craque como Jayson Tatum não está tão abaixo em sua lista.
“Eu acho que Giannis é o melhor jogador do mundo, mas não por grande diferença. Muitos jogadores estão no mesmo patamar e, certamente, Jayson é um deles. Essa é uma ‘prateleira’ com alguns caras. Ele está ali, bem próximo do topo, assim como Joel Embiid e Nikola Jokic. Diria que até LeBron James, com 38 anos de idade, ainda habita por aí”, afirmou o ex-pivô e analista da ESPN.
A complexidade do debate sobre o melhor jogador da atualidade revela-se na outra discussão efervescente da NBA atual. Antetokounmpo, por exemplo, é um “azarão” na concorrência pelo prêmio de MVP da temporada. Tatum chegou a aparecer na “corrida”, mas as suas oscilações e do Boston Celtics fizeram com que ficasse para trás. Ainda assim, o talento ofensivo do jovem astro encanta Perkins.
“Quando estou acompanhando Jayson, eu vejo um cara com 2,09m de altura e um jogo ofensivo completo. Pode marcar, além disso, as cinco posições do outro lado da quadra. Ele simplesmente não tem lacunas ofensivamente. Conduz a bola pela quadra, tem visão de passe e arremessa com longo alcance saindo do drible. Zero falhas”, exaltou o campeão da NBA com o Celtics em 2008.
Leia mais
- Jayson Tatum: “Sem Jaylen Brown, o Celtics não vai a lugar nenhum”
- Para Giannis Antetokounmpo, Stephen Curry é o melhor jogador do mundo
- “Preciso voltar às finais e fazer o Celtics campeão”, crava Jayson Tatum
História
A ascensão de Tatum na NBA tem um detalhe que acentua a sua jornada. Ele está na equipe mais vitoriosa da história da liga e, por isso, administra uma constante pressão. Ter boas campanhas e jogar bem, a princípio, não bastam em um time com quase 20 títulos e 24 camisas aposentadas. Ainda assim, ele consegue deixar a sua marca nessa franquia.
“Jayson joga em uma das franquias mais tradicionais da história do esporte. Veste o mesmo uniforme de craques como Paul Pierce, Larry Bird e Bill Russell, por exemplo. E, mesmo assim, ele está prestes a ser o primeiro jogador desse time a ter média de 30 pontos por jogo em uma temporada. Entre todos esses, só ele. Apenas pensem nisso”, destacou o veterano.
Tatum, além disso, conduziu o Celtics ao título do Leste na última temporada. Ficou a duas vitórias, por fim, de conquistar o primeiro título para a franquia em mais de uma década. “A forma como Jayson joga em Boston é impressionante, pois mostra como colocou o sarrafo alto para si. E isso em uma franquia histórica, com apenas 25 anos de idade”, concluiu o controverso comentarista.
Elogios
Para Jayson Tatum, certamente, uma comparação com Giannis Antetokounmpo vai ser recebida com muito orgulho. Afinal, ele concorda com Perkins sobre o status do astro do Milwaukee Bucks na NBA. Em entrevista recente à ESPN, o líder do Celtics apontou o grego como o melhor jogador de basquete do mundo. É um atleta quase imune, no fim das contas, a performances decepcionantes.
“Giannis é o melhor jogador do planeta da atualidade, para começar. Ele impacta o jogo de muitas formas com a sua pontuação e rebotes. Mas, mais do que isso, por sempre dar o melhor em quadra. Todos os jogadores têm os seus dias ruins. Com esse cara, no entanto, uma atuação fraca é 25 pontos e 15 rebotes. E, sobretudo, ele já foi campeão. É um campeão”, cravou o ídolo de Boston.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA
Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp