Campeão da NBA, Jayson Tatum vem sofrendo para ter espaço na seleção dos EUA. Novamente, diante da Sérvia, o astro do Boston Celtics sequer entrou em quadra. Desse modo, assistiu do banco de reservas a grande virada que garantiu o Team USA na decisão do basquete nos Jogos Olímpicos de Paris.
Sem Jayson Tatum, a seleção dos EUA enfrentou seu maior desafio nas Olimpíadas. Afinal, ficou atrás no placar durante todo o confronto. Por isso, talvez, Steve Kerr tenha escolhido não rodar o elenco como vinha fazendo nos jogos anteriores. Então, priorizou a presença de Stephen Curry, LeBron James, Kevin Durant e Joel Embiid.
Como resultado, Curry e Embiid anotaram 36 e 19 pontos, respectivamente. Assim, lideraram a virada da seleção americana na reta final da partida e garantiram a quinta final seguida do basquete masculino olímpico.
Coincidentemente, é o segundo jogo contra a Sérvia que Tatum fica de fora. Isso porque as equipes se enfrentaram na primeira rodada da fase de grupos. Na ocasião, Kerr lamentou a ausência do astro do Celtics e afirmou que se sentia “um idiota” pela decisão. Entretanto, afirmou que a escolha fazia parte das necessidades da equipe, diante do retorno de Kevin Durant.
“Jayson vai jogar. Depende muito dos confrontos, mas ele é um grande profissional, time ideal da NBA por três anos consecutivos”, disse o treinador na ocasião. “Me sinto como um idiota por não ter utilizado o jogador. Mas em um jogo de 40 minutos, ele não vai poder jogar mais do que dez. Ele é um cara incrível, excelente jogador e entendeu bem. Vai voltar para o próximo jogo”, concluiu.
Leia mais sobre Jayson Tatum!
- Campeão da NBA, Jayson Tatum minimiza reserva na seleção dos EUA
- Draymond Green cobra Jayson Tatum na seleção dos EUA
- Dream Team jamais deixaria jogadores como Joel Embiid e Jayson Tatum de fora
Parte do trabalho
Tatum, por outro lado, não parece se importar em esquentar o banco nas Olimpíadas. Antes do confronto das semifinais, o craque afirmou que as vitórias eram o mais importante nas Olimpíadas. Portanto, não se importaria de receber poucos minutos se o motivo fosse a busca pelo resultado.
“Cada jogo é extremamente diferente, mas a principal coisa é que nós possamos ganhar. Então, o que quer que tenhamos que fazer ou o que eu tenha que fazer para contribuir por isso, eu farei”, afirmou Tatum, ao jornal Boston Globe.
Críticas
Os fãs, analistas e jogadores, no entanto, não tem a mesma calma. Dessa vez espectador, Draymond Green afirmou que Tatum jamais poderia ser reserva na seleção dos EUA. Afinal, vem de uma temporada história do Boston Celtics, onde se estabeleceu como o rosto da NBA nos próximos anos.
“Jayson Tatum acabou de ganhar o título da NBA, é capa do NBA 2K25, da Sports Illustrated e acabou de assinar o maior contrato da história da NBA”, relembrou Draymond Green. “E sua recompensa é sentar no primeiro jogo olímpico. Se não fossem jogar com dois caras, estes seriam Tyrese Haliburton e Derrick White”, continuou.
Green ainda relembra dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Na época, Jayson Tatum foi um dos principais responsáveis na conquista do ouro ao lado de Kevin Durant. Desse modo, o ala-pivô sequer imaginaria que ele seria bancado quatro anos depois. “Em 2021, nossa equipe foi construída em torno de JT e KD. Então, Tatum sai e não joga. Eu não podia acreditar nisso”, completou.
A ausência de Tatum na estreia não recebeu críticas somente de Green. Muitos fãs e analistas da NBA, afinal, ficaram sem acreditar que Steve Kerr optou por poupar o astro do Celtics, ao invés de nomes menos badalados como Derrick White e Jrue Holiday. Assim, para o analista Tim Legler, o treinador tratou o craque com desrespeito.
“Eu discordo demais do que aconteceu hoje. Acho, mais do que isso, que Steve tratou Jayson com um total desrespeito. Esse jogador tem um currículo muito mais brilhante por times e seleção do que vários atletas que tiveram minutos. Jrue Holiday e Derrick White, dois dos seus colegas de Boston Celtics, somaram 40 minutos hoje. Não existe justificativa para o que vimos”, criticou o comentarista da ESPN.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA