https://www.youtube.com/watch?v=vWpwoAy_uIc
No último dia disponível para realização de trocas, na temporada 2014-15, o Milwaukee Bucks surpreendeu e negociou o armador Brandon Knight. Na negociação tripla que envolveu Phoenix Suns e Philadelphia 76ers, a equipe de Milwaukee recebeu o armador Michael Carter-Williams. Na ocasião, a franquia de Wisconsin estava com 56% de aproveitamento, e Knight era a grande peça do time, sendo colocado por muitos como um selecionável para o Jogo das Estrelas.
Após a saída de Knight, o aproveitamento do Bucks caiu para 37% na última campanha, e está em 45% na atual temporada. Enquanto isso, o armador lidera o Phoenix Suns ao lado de Eric Bledsoe a uma temporada de seis vitórias e cinco derrotas até aqui. Ainda assim, o técnico Jason Kidd continua aprovando o negócio.
“Não diria que nós abrimos mão de muita coisa”, afirmou o técnico, após Knight alcançar um triplo-duplo com 30 pontos, 15 assistências e dez rebotes na vitória sobre o Los Angeles Lakers. “Knight estava em uma ótima temporada, e está muito bem na atual campanha também. Nós não abrimos mão dele. Nós tínhamos que tomar uma decisão sobre o nosso perímetro”.
A partir da declaração de Kidd, fica claro que a diretoria do Bucks não tinha qualquer intenção de manter Knight e Khris Middleton para esta temporada, uma vez que eles seriam agentes livres restritos na offseason. A franquia optou por Middleton. Curiosamente, ambos receberam novos contratos no valor de US$ 70 milhões por cinco temporadas.
Leia mais
Brandon Knight confirma expectativas e renova com o Suns
Khris Middleton renova com o Bucks por cinco temporadas
Graças à decisão tomada, o Bucks conseguiu assinar com o cobiçado pivô Greg Monroe na agência livre, encaixando a peça que faltava ao time. Na noite do draft, a equipe ainda adquiriu o ala-armador Greivis Vasquez para ajudar Carter-Williams na armação da equipe. Após uma grande atuação do armador envolvido na troca de Knight, Kidd não poupou elogios ao camisa #5.
“Carter-Williams esteve machucado por um tempo. Ele está voltando ao ritmo. Essa partida contra o Cavaliers foi um dos melhores jogos dele”, afirmou Kidd antes de voltar ao tópico da troca. “Não estávamos falando sobre Klay Thompson ou Stephen Curry. Nós não iríamos dar dois contratos máximos ao nosso perímetro”.
Apesar dos elogios, Carter-Williams ainda está longe de se firmar como o armador ideal do Bucks, com médias de 13.3 pontos, 5.2 assistências, 4.0 rebotes e 3.7 desperdícios de bola. Já Knight, em Phoenix, mantém seus ótimos números da última temporada, com 20.5 pontos, 4.9 assistências, 4.2 rebotes e 3.2 desperdícios de bola por partida.