James Harden deverá acertar o seu retorno ao Houston Rockets nesta offseason, de acordo com o repórter Keith Pompey, do Philadelphia Inquirer. O astro deixou o time texano em janeiro de 2021, após uma troca com o Brooklyn Nets. Agora, o Rockets estaria, inclusive, em compasso de espera pelo retorno do ídolo.
Nos últimos meses, diversas fontes revelaram o interesse do armador em voltar para Houston. Porém, agora, executivos ao redor da NBA estão convictos de que Harden vai mesmo defender o Rockets na próxima temporada.
“Fontes me disseram que o interesse em um retorno a Houston é mútuo. Ou seja, não é uma jogada para arrancar um acordo lucrativo do Sixers. A mãe dele ainda mora na cidade, e ele tem vários negócios lá. Como uma fonte mesmo me disse: ‘Harden é tratado como um Deus em Houston”, afirmou Pompey.
Segundo Pompey, o dono da franquia texana, Tilman Fertitta, é fã de Harden. Aliás, durante o processo de contratação de um novo técnico, os candidatos foram perguntados sobre o armador. Dessa forma, a provável volta do astro teve o aval de Ime Udoka, escolhido para comandar a equipe.
De acordo com Chris Haynes, do portal Bleacher Report, Harden vai deixar o último ano de contrato com o 76ers. Portanto, ao recusar a player option de US$35,6 milhões, o jogador de 33 anos vai se tornar um agente livre irrestrito na offseason. Ou seja, poderá assinar com qualquer equipe. O objetivo do armador é conseguir um vínculo de quatro temporadas com o novo time.
Leia Mais!
- James Harden vai deixar último ano de contrato com 76ers
- “Futuro de James Harden parece cada vez mais ser o Houston Rockets”, revela jornalista
- Jornalista confirma interesse de James Harden em volta ao Rockets
Haynes informou ainda que Harden quer fazer parte de um elenco competitivo. Além disso, quer ter a “liberdade para ser ele mesmo”, ou seja, ser o principal jogador do time. Com isso, o Rockets deverá promover mudanças no elenco. Afinal, a equipe fez a segunda pior campanha em 2022/23, com apenas 22 vitórias em 82 jogos.
A pedido de Udoka, o Rockets deverá tentar trazer Jaylen Brown, do Boston Celtics. No entanto, não há garantia de que o ala de 26 anos esteja disponível para trocas, já que ele é uma peça fundamental da equipe de Boston.
Segundo Kelly Iko, do portal The Athletic, Harden passou um tempo considerável trabalhando com os jovens jogadores do Rockets. O astro, aliás, é um admirador do ala-armador Jalen Green, de 21 anos. O promissor núcleo jovem de Houston conta ainda com Jabari Smith (20), Alperen Sengun (21) e Tari Eason (22).
No Draft deste ano, a franquia terá direito à quarta escolha geral. Porém, ainda não há informações sobre o que o Rockets planeja no recrutamento, se vai ficar com a pick ou se vai tentar negociá-la por um jogador com experiência na liga.
Saída do Rockets
Próximo do retorno, James Harden defendeu o Rockets de 2012 a 2021. Com a equipe, chegou a duas finais de conferência, foi o MVP de 2018, além de ser nomeado nove vezes All-Star e eleito outras sete para os times ideais da NBA. Portanto, os melhores anos do armador na liga foram em Houston.
No entanto, vale lembrar que o próprio Harden pediu para deixar o Rockets, no início da temporada 2021/22. Na época, Harden alegou que queria “competir de verdade” pelo título da NBA, já que o time de Houston estava em um processo de reformulação.
Dessa forma, ele se juntou aos astros Kevin Durant e Kyrie Irving no Nets. Entretanto, o trio não conseguiu ir longe pela franquia novaiorquina. A equipe, inclusive, se desmanchou, com a debandada de suas estrelas.
Insatisfeito no Nets, Harden foi enviado para o Philadelphia 76ers, na trade deadline de 2022. Era, portanto, mais uma oportunidade de brigar pelo título, já que ele atuaria ao lado de Joel Embiid.
Na última offseason, Harden aceitou um corte salarial considerável em seu contrato. A ideia era a de que o 76ers se reforçasse para ser campeão. No entanto, a equipe da Philadelphia acabou de ser eliminada nas semifinais da Conferência Leste, após perder para o Boston Celtics, em sete jogos.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA
Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp