A NBA divulgou seu ranking semanal de calouros nesta quarta-feira (27), com a consolidação de Jaime Jaquez do Miami Heat no top-3. Além disso, a lista contou com outra alternância na primeira posição, com nova ascensão de Chet Holmgren ao topo do ranking, em sua disputa com Victor Wembanyama. A lista de dez nomes ainda teve outras mudanças e destaques.
Portanto, sem mais delongas, vamos destacar as alternâncias da última atualização do ranking de novatos da liga em 2023. Aliás, vale citar que as médias dos atletas são as contadas até esta quarta-feira, data em que a lista foi publicada pela NBA.
Jaime Jaquez em alta
O ala de 22 anos está cada vez melhor e mais adaptado em Miami, superando outros nomes mais badalados. Jaime Jaquez se mantém como o terceiro colocado no ranking de calouros da NBA. Após duas semanas com Brandon Miller ocupando o posto, o atleta do Heat chega à mesma marca. Ele está atrás apenas de Victor Wembanyama e Chet Holmgren, em suma.
Seu jogo de Natal contra o Philadelphia 76ers foi, acima de tudo, mágico. Ele se tornou um dos cinco calouros de todos os tempos a ter um jogo de 30 pontos e dez rebotes na rodada especial natalina. Ao lado de nomes como, por exemplo, Wilt Chamberlain, Oscar Robertson, Patrick Ewing e Walt Bellamy. Aliás, nenhum novato tem uma média de pontos tão alta quanto ele em dezembro, com 16.6 por jogo.
Seu impacto, porém, tem sido sentido em todas as áreas. Muito eficiente em vários setores da quadra, e sobretudo, em sua tomada de decisão, ele tem se mostrado um dos novatos mais prontos da classe.
Disputa pela liderança
O próprio jornalista responsável pelo ranking da NBA, Steve Aschburner, afirma: “Chet Holmgren e Victor Wembanyama vão se alternar entre a primeira e segunda colocação várias vezes até o fim de 2023/24”. E isso aconteceu novamente na última semana do ano. Holmgren volta para a liderança após duas semanas de controle do francês.
Aliás, nenhum dos calouros marcou tantos pontos como o pivô do Oklahoma City Thunder nessa semana, com 20.9 por jogo. O duelo contra o Minnesota Timberwolves é o grande destaque do período para ele. Afinal, ele anotou 20 pontos, acertando oito de 13 chutes enfrentando Rudy Gobert, um dos grandes candidatos ao prêmio de defensor do ano.
Enquanto isso, Wembanyama teve uma semana difícil com uma torção de tornozelo bizarra contra o Dallas Mavericks no aquecimento. Além disso, após retornar contra o Utah Jazz, não teve grande aproveitamento. Marcou 15 pontos em 15 arremessos tentados. A campanha ruim do San Antonio Spurs tem pesado em seu jogo para alguns. No fim, caiu na lista da NBA.
Leia mais!
- Boletim de rumores da NBA (27/12/2023)
- Joel Embiid e Ja Morant são eleitos melhores da semana na NBA
- Com Jaime Jaquez, direção do Heat prova ser incrível
Subindo
Dereck Lively II do Dallas Mavericks e Brandin Podziemski do Golden State Warriors ganharam posições no ranking.
O pivô da franquia texana tem sido fundamental para o sucesso do time. Afinal, a equipe está com 17 vitórias em 25 jogos quando ele atua. Esses números se tornam péssimos quando ele está fora, com apenas uma vitória em seis partidas. Seu jogo de dupla com Luka Doncic segue afiado, o que inclui um grande desempenho no Natal contra o Phoenix Suns. Anotou 20 pontos e dez rebotes, acertando oito de nove chutes. Subiu do sexto para o quinto lugar.
O mesmo acontece com o ala-armador do Golden State. Podziemski se tornou titular absoluto após as mudanças promovidas por Steve Kerr no quinteto inicial. Eficiente em quase tudo que se propõe a fazer, ele se tornou um belo conector do time dos Warriors. Construindo, arremessando ou defendendo, o calouro segue provando seu valor. Subiu do nono para o sétimo lugar.
Descendo
Por outro lado, três nomes perderam posições na lista. Nomes como por exemplo, Keyonte George do Utah Jazz, Bilal Coulibaly do Washington Wizards e Ausar Thompson no Detroit Pistons.
George teve uma lesão no pé que o tirou de dez partidas. O jovem armador retornou na vitória contra o San Antonio Spurs, anotando dez pontos em 11 arremessos. Ele vinha em seu melhor momento na campanha até a lesão e foi um dos nomes que perdeu posição para Podziemski, saindo do sétimo para o oitavo posto.
Coulibaly, por outro lado, seguiu saudável. Mas o ala ainda não tem uma consistência de impacto positivo tão forte no Washington Wizards. O papel menor também o fez perder posição para o jovem dos Warriors. No entanto, o francês teve um grande momento na semana. Afinal, foi o defensor primário de Jerami Grant na posse final da vitória sobre o Portland Trail Blazers na última quinta-feira (21). Entretanto, caiu do oitavo para o nono lugar na lista.
Por fim, Ausar Thompson ainda tem um grande impacto na defesa, mas sofre no ataque cada vez menos eficiente do Detroit Pistons, devido à falta do arremesso triplo, que, em geral, é o grande problema da equipe em 2023/24. Thompson perdeu seu lugar de longa data no top-5 para Lively, caindo do quinto para o sexto posto.
Brandon Miller e Scoot Henderson
As duas outras escolhas mais badaladas do Draft de 2023, ao lado de Wembanyama, também estão no ranking.
Miller segue em quarto há duas semanas, após perder a terceira posição para Jaime Jaquez na lista de calouros da NBA. Ele se machucou na derrota do Charlotte Hornets para o Denver Nuggets no último sábado (23) e não atuou na última partida da equipe contra o Los Angeles Clippers. Ainda assim, tem ganhado importância no ataque do time, e seus aproveitamentos têm crescido desde o início da campanha de 2023/24.
Henderson, por outro lado, é mais uma bela novidade na classificação. Afinal, nem estava listado na última semana. Ele superou o companheiro Toumani Camara, que é titular no Portland Trail Blazers atualmente. O jovem armador tem conseguido mais espaço na rotação e tem feito bons jogos, incluindo, por exemplo, os 17 pontos e 11 assistências na vitória sobre o Sacramento Kings na última terça-feira (26). A terceira escolha do Draft assumiu a décima posição.
Ranking
Por fim, aqui está o ranking completo com a briga pela liderança entre Chet Holmgren e Victor Wembanyma, além da permanência de Jaime Jaquez no top-3 de calouros da NBA.
1. Chet Holmgren (Thunder): 17.3 pontos, 7.9 rebotes, 2.7 tocos e 2.5 assistências em 29.9 minutos por jogo
2. Victor Wembanyama (Spurs): 18.3 pontos, 10.6 rebotes, três tocos, 2.8 assistências e 1.3 roubo de bola em 30 minutos por jogo
3. Jaime Jaquez (Heat): 13.7 pontos, 3.9 rebotes, 2.5 assistências e um roubo de bola em 28.9 minutos por jogo
4. Brandon Miller (Hornets): 14.6 pontos, quatro rebotes e 2.2 assistências em 31.4 minutos por jogo
5. Dereck Lively II (Mavericks): 9.4 pontos, 7.8 rebotes, 1.5 toco e 1.1 assistência em 25.6 minutos por jogo
6. Ausar Thompson (Pistons): 9.5 pontos, 7.6 rebotes, 2.3 assistências e 1.1 toco em 26.2 minutos por jogo
7. Brandin Podziemski (Warriors): 8.9 pontos, 5.4 rebotes, três assistências e um roubo de bola em 22.8 minutos por jogo
8. Keyonte George (Jazz): 10.9 pontos, cinco assistências e 2.9 rebotes em 25.7 minutos por jogo
9. Bilal Coulibaly (Wizards): 8.9 pontos, quatro rebotes, 1.8 assistência e um roubo de bola em 26.7 minutos por jogo
10. Scoot Henderson (Blazers): 11.1 pontos, 4.5 assistências e 2.6 rebotes em 26.2 minutos por jogo.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta com a gente o que de melhor acontece na NBA