Ja Morant e LaMelo Ball são valores negativos, segundo ESPN

Astros têm sido envolvidos em rumores de troca na liga

Ja Morant LaMelo Ball Fonte: Reprodução / X

O mercado da NBA tem sido agitado com rumores de troca envolvendo grandes astros. Ja Morant, LaMelo Ball e Trae Young estão entre os nomes mais citados. No entanto, de acordo com uma pesquisa da ESPN com executivos da liga, os três armadores não são vistos como peças valiosas em uma eventual negociação até a trade deadline.

Continua após a publicidade

Os motivos para essa desvalorização são variados. Além dos contratos muito altos, nenhum deles vem tendo desempenho compatível com o salário. Assim, mesmo sendo estrelas da liga, Ja Morant, Ball e Young não despertam o entusiasmo esperado entre os times.

“Eu não gostaria de nenhum dos três”, disse um GM do Oeste à ESPN. “Eles podem até ter valor negativo no mercado de trocas”, completou um executivo do Leste.

Trae Young

No caso de Trae Young, o jornalista Tim MacMahon aponta que o valor de mercado do armador está associado ao impacto dele no Atlanta Hawks. Isso porque, lesionado há algumas semanas, o camisa 11 viu o time melhorar sem sua presença. Com ele, por exemplo, foram três derrotas em quatro jogos. Sem ele, Atlanta venceu 12 das 17 partidas seguintes.

Continua após a publicidade

“A diferença tem sido muito grande na defesa, o que sempre foi um problema para Young. Com ele em quadra, o Hawks permitiu 123,2 pontos por 100 posses, com saldo de -9,2. Sem ele, são 111,2 pontos por 100 posses, com saldo de +3,9”, analisou MacMahon.

Young, porém, tem uma vantagem em relação a Ja Morant e LaMelo Ball: seu contrato encerra ao fim de 2025/26, o que pode permitir ofertas menores caso teste o mercado como agente livre. Os outros dois, por sua vez, ainda estão no início de acordos longos e milionários.

Continua após a publicidade

“O Hawks pode simplesmente deixar a temporada seguir e arriscar perder Young na agência livre”, explicou MacMahon. A ESPN, assim, projeta que Nets, Bulls, Lakers, Jazz e Wizards terão espaço salarial suficiente para tentar contratá-lo. Ainda assim, não está claro se alguma equipe estaria disposta a lhe oferecer outro contrato máximo.

Leia mais!

Ja Morant

Ja Morant, por outro lado, enfrenta um problema extra: seu jeito fora das quadras. Envolvido em polêmicas e suspensões nos últimos anos, o armador viu seu nível de jogo despencar. Ele tem médias de apenas 17,9 pontos e 16,7% de acerto nas bolas de três na temporada 2025/26 da NBA.

Continua após a publicidade

O desempenho atual está muito aquém de seus anos de auge. Desse modo, mesmo tendo contrato até 2027/28, seu valor caiu de forma significativa. Então, os executivos questionam se vale apostar em uma recuperação.

“Ele é a combinação de dor de cabeça, propenso a lesões, não tão bom quanto antes e com um contrato pesado”, relatou um GM do Leste. “Será que ele já perdeu o salto? Quando foi a última vez que ficou com o queixo acima do aro?”, questionou outro executivo do Oeste.

Continua após a publicidade

LaMelo Ball

LaMelo Ball, por fim, talvez seja o menos valorizado do trio. Em seu segundo ano de um acordo de US$204 milhões por cinco temporadas, o armador segue sofrendo com lesões no Charlotte Hornets. Além disso, pessoas da liga acreditam que ele simplesmente não evoluiu desde que chegou à NBA.

“Ball arremessa as mesmas bolas que arremessava no colegial”, avaliou um executivo do Oeste. “Achei que no começo do ano ele estava se esforçando mais na defesa, mas ele não mudou nada no ataque”.

O impacto dele no time, além disso, também é questionado. Desde 2020, Ball conduziu o Hornets a apenas uma campanha positiva. Ainda assim, o time caiu no play-in em 2022.

Continua após a publicidade

“Posso confiar no LaMelo nos playoffs? Nós não temos a menor ideia”, disse um executivo do Leste. “Todos têm defeitos, mas não dá para ganhar nada com LaMelo Ball”, concluiu um olheiro.

Siga nossas redes sociais

Todas as informações da NBA estão nas redes sociais do Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Confira todo o nosso conteúdo, mas não se esqueça de seguir a gente por lá.

E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.

Continua após a publicidade

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Últimas Notícias

Comentários