O treinador Sergio Scariolo anunciou os 20 jogadores pré-convocados pela seleção espanhola para a disputa das Olimpíadas do Rio de Janeiro nesta segunda-feira. A relação, que conta com cinco atletas que atuam na NBA, ainda terá oito jogadores cortados até a viagem da equipe para o Brasil, no fim do mês que vem.
A grande surpresa da lista vem da liga norte-americano: Marc Gasol. O veterano pivô do Memphis Grizzlies está em recuperação de uma cirurgia no pé e pode não ter condições físicas para participar do Jogos. “Ele não recebeu alta médica, mas nós pretendemos esperá-lo até o último momento”, contou Scariolo.
Os outros quatro atletas da NBA que integrarão a seleção são: os armadores Ricky Rubio e Jose Calderón, o ala-pivô Nikola Mirotic e o pivô Pau Gasol, irmão de Marc. Todos já possuem experiência com a equipe nacional adulta, em competições continentais ou mundiais.
Scariolo ainda anunciou que três jogadores originalmente em seus planos não vão estar com o time: o ala-armador Xavi Rabaseda e os alas-pivôs Juan Hernangomez (recém-draftado, disputará a Liga de Verão pelo Denver Nuggets) e Serge Ibaka (só pode levar um jogador naturalizado – Mirotic).
No Rio de Janeiro, a seleção espanhola tentará subir o degrau que ficou faltando nas duas últimas Olimpíadas: em Pequim-2008 e Londres-2012, os europeus foram derrotados pelos Estados Unidos na decisão da medalha de ouro.
Confira os 20 atletas pré-convocados pela Espanha para o Rio-2016:
[table id=118 /]