https://www.youtube.com/watch?v=TW7UxDUzfiQ
Após brilhar na temporada 2014-15 da NBA e receber um contrato de US$ 110 milhões por cinco anos, o pivô Marc Gasol teve seu bom momento quebrado em fevereiro, quando foi submetido a uma cirurgia no pé direito. Quatro meses depois, o espanhol continua sem saber se conseguirá defender sua seleção nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
“Está difícil, não vou mentir”, afirmou Gasol em entrevista ao jornal espanhol AS. “Estamos a menos de um mês dos treinamentos para as olimpíadas e eu ainda não consigo correr”.
Apesar de não ter voltado às quadras, o pivô do Memphis Grizzlies está na pré-lista de 24 jogadores da seleção espanhola, que também conta com Pau Gasol e Nikola Mirotic (Chicago Bulls), Serge Ibaka (Oklahoma City Thunder), José Calderon (New York Knicks) e Ricky Rubio (Minnesota Timberwolves) como atletas da NBA.
Marc Gasol foi medalhista de prata nas olimpíadas de Pequim (2008) e Londres (2012), perdendo a final para a seleção dos Estados Unidos em ambas as oportunidades. Em 52 jogos na temporada 2015-16 da NBA, Gasol alcançou médias de 16.6 pontos, sete rebotes, 3.8 assistências e aproveitamento de 46% nos arremessos de quadra.