Não tratar uma lesão séria com o devido cuidado é um risco para qualquer esportista. O ex-armador Isaiah Thomas, a princípio, é um exemplo disso. Muitas pessoas atribuem o rápido declínio de sua carreira à decisão de não tratar uma lesão no quadril de imediato. Por isso, o ídolo recente do Boston Celtics manda um conselho para Jayson Tatum em relação a sua volta às quadras.
“Pessoalmente, eu não acho que Jayson deveria voltar nessa temporada. Eu passei por isso, então falo com certa experiência. Também sofri uma lesão muito grave enquanto jogava o meu melhor basquete. O problema é que, quando você volta, esperam que já seja o mesmo de antes. E nós sabemos não é assim que tudo funciona”, explicou o veterano, em seu podcast.
É verdade que o caso de Thomas, na prática, não é tão parecido com Jayson Tatum. Ele sofreu uma grave ruptura no quadril e, apesar disso, decidiu seguir jogando pelo Celtics nos playoffs. Depois da temporada, ele passou por uma cirurgia e cumpriu o processo de recuperação inteiro. Mas nunca voltou a ficar saudável e, com isso, a carreira desandou.
“Não acho que deveria haver pressa para colocá-lo em quadra. Ainda mais com o time jogando tão bem. Digamos que Jayson volte e tenha atuações regulares, por exemplo, mas a equipe não vença. De quem é a culpa? Ele vai ser um dos primeiros a apontarem o dedo porque não atuou à altura de um astro. É uma pressão sem motivo, pois todos perdem”, resumiu o ídolo de Boston.
Leia mais sobre o Boston Celtics
- Reforço do Celtics indicaria volta de Jayson Tatum para playoffs
- Celtics fecha trocas na trade deadline e assina com jogador
- Clippers recusou proposta de troca do Celtics por Ivica Zubac
Muita calma nessa hora
Como alguém que viveu uma situação parecida, Isaiah Thomas sabe que o cenário é bem complexo. Até porque, além da expectativa dentro da franquia, o ídolo do Celtics lembra que há uma pressão do torcedor para que Jayson Tatum volte. Isso sem contar que ele próprio quer jogar. Às vezes, no meio disso tudo, os pontos mais importantes podem se perder na discussão.
“As pessoas não têm ideia do que é uma ruptura do tendão de Aquiles. Então, sabendo disso, o meu conselho é não ter pressa. Tenho certeza de que estão fazendo os passos certos na recuperação em Boston. Ele está se sentindo saudável, certamente. Mas não dá para ‘abusar’ com um problema dessa gravidade”, pregou o ex-jogador.
Thomas sabe que o instinto natural do jogador é estar em quadra assim que já crê ter condições. No entanto, essa vontade pode enganar o corpo. “Eu já tive essa idade de Jayson. Já me senti jovem. Você tem o seu orgulho e ego e, por isso, sente que está perdendo chances. Mas, às vezes, o caminho é ter calma”, ponderou.
Não volta?
Mas o conselho de Thomas, no fim das contas, não passa de um conselho. Não vai ter peso na decisão do Celtics ou de Tatum, certamente. Então, o que o astro aposta que vai acontecer? Com conhecimento de causa, ele crê que o ímpeto vai falar mais alto. E só torce para que todos os envolvidos tenham cuidado e juízo.
“De longe, eu só espero que todos tomem a decisão certa. É claro que há uma chance de Jayson voltar muito bem e ganhar outro título. Mas isso seria o melhor de todos os cenários. Só torço para que tomem uma boa decisão. No entanto, eu sei que, se tiver condições, ele vai voltar porque já estive em sua posição”, admitiu o ex-astro da NBA.
Siga nossas redes sociais
Todas as informações da NBA estão nas redes sociais do Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Confira todo o nosso conteúdo, mas não se esqueça de seguir a gente por lá.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA
Fonte: Reprodução / X

