O astro James Harden segue sem futuro definido no Houston Rockets, após não aparecer novamente para os treinos e os rumores de que ele será trocado só aumentam. Depois de diversas mudanças no elenco do time texano nas últimas semanas, o camisa 13 parece estar cada vez mais longe de voltar a jogar pelo Rockets.
Certo. Não se trata de uma troca fácil de acontecer. É um dos melhores jogadores da NBA há alguns anos e briga pelo MVP desde que chegou ao Rockets, em 2013. Então, seja lá para onde ele for, as negociações serão bem complicadas.
Harden tinha prazo para retornar aos treinamentos ontem (domingo). Não apareceu. Nesta segunda-feira, o técnico Stephen Silas afirmou que o jogador não tem prazo voltar. A pré-temporada começa na próxima sexta-feira, enquanto a fase regular, no dia 22. Enquanto não existe uma data, é óbvio que os rumores vão subir o tom. Silas disse ainda que há uma razão para ele não estar lá, mas caberia apenas ao próprio jogador dizer o motivo.
Logo após sua equipe ser eliminada pelo Los Angeles Lakers na semifinal de conferência, o atleta fez um desabafo na TV, dizendo que o Rockets precisava contratar novos jogadores para que Russell Westbrook e ele estivessem rodeados de talento. Isso, mais uma vez, para o público. No entanto, dias depois, ele pediu para ser trocado e uma das alegações seria que não gostaria de jogar mais ao lado de Westbrook.
A relação com o Rockets foi deteriorando. Ele sequer atendia ligações da direção e comissão técnica.
Harden priorizou o Brooklyn Nets como o seu próximo time, para jogar ao lado de Kevin Durant e Kyrie Irving. Apesar disso, Durant disse recentemente que não pediu para a diretoria do Nets para realizar algum tipo de negociação pelo seu antigo colega de Oklahoma City Thunder. Posteiormente, pintou o Golden State Warriors como opção, além do Boston Celtics e do Philadelphia 76ers.
O técnico Mike D’Antoni, um de seus maiores defensores no Rockets, entrou em acordo com a franquia e saiu. Foi para o Nets. Em seguida, foi a vez de o GM Daryl Morey deixar a equipe. Acertou com o Sixers. Austin Rivers foi para o New York Knicks. Depois, foram trocados Robert Covington, para o Portland Trail Blazers e Westbrook, para o Washington Wizards.
Vamos ser sinceros. O Rockets perdeu na troca. Mas perdeu muito. Tudo bem que soou como se estivéssemos em 2015 ou algo assim. John Wall não joga há dois anos. Westbrook vinha jogando o melhor basquete de sua carreira antes da parada, por conta da pandemia do coronavírus. Foi justamente ali, quando Harden teve jogos bizarros (contra Celtics e Clippers, por exemplo) e caiu de produção, Westbrook “tomou conta” do time. Depois, ele contraiu COVID-19, apareceu mal na “bolha” e ficou marcado por apenas aquilo.
Agora, o Rockets tem em seu elenco jogadores como DeMarcus Cousins, outro que não joga há tempos. Por mais que já tenham sido astros, Wall e Cousins são duas interrogações ambulantes. É possível confiar neles para brigar por um título? Supondo que Harden acredite em tal possibilidade e permaneça, você realmente acredita que os dois, que tiveram lesões semelhantes (ruptura no tendão de Aquiles), vão conseguir jogar uma temporada sem contusões e em alto nível?
Pensando nisso, Harden não tem motivos para ficar em Houston. Ele está com 31 anos e quer ser campeão o mais rápido possível. Seu salário é impeditivo, claro. Ele receberá US$40.8 milhões em 2020-21. Seja lá qual for o time que esteja atrás dele, vai ter que fazer uma verdadeira engenharia financeira, negociar escolhas de draft e entregar talentos.
Pode ser que nada aconteça, que Harden volte aos treinos amanhã, alegando que teve problemas pessoais, seja lá o que for. Mas tudo isso lembra muito o que houve com Steve Francis, na época do draft de 2000. Francis foi selecionado pelo Vancouver Grizzlies (hoje, Memphis), bateu o pé, dizendo que não iria para o Canadá e não foi. Arrumaram uma troca para ele e foi jogar justamente no Rockets.
Os próximos capítulos vão dizer muito sobre seu próximo destino.
Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA, incluindo os rumores de times e atletas no boletim do mercado: