Em jogo muito disputado, James Harden e Joel Embiid fizeram a diferença para o Philadelphia 76ers vencer o Boston Celtics na prorrogação por 116 a 115, neste domingo (7). Os astros combinaram para 76 pontos e foram os principais pontuadores da partida. Com isso, o Sixers empata a série semifinal da Conferência Leste e a disputa terá, ao menos, seis jogos.
Diferente do Celtics, o 76ers teve pouco jogo coletivo e dependeu da noite inspirada de Harden e Embiid. O armador foi o cestinha da partida com 42 pontos e ótimo aproveitamento nos arremessos. Foram 16 acertos em 23 tentativas, sendo seis em nove do perímetro. O MVP, por sua vez, terminou com um duplo-duplo de 34 pontos e 13 rebotes.
Além das estrelas, apenas Tyrese Maxey ultrapassou os dois dígitos em pontuação. O jovem anotou 14 pontos em 44 minutos em quadra, além de oito rebotes.
Por outro lado, o Celtics fez ótimo trabalho coletivo e teve seis jogadores com dez pontos ou mais. Jayson Tatum foi o principal pontuador. No entanto, o astro começou mal a partida e fez seus primeiros pontos no jogo apenas nos segundos finais do primeiro tempo. Portanto, o camisa 0 entrou no jogo apenas na segunda etapa e liderou a equipe. Foram 24 pontos, incríveis 18 rebotes, além de seis assistências.
Jaylen Brown, que foi o principal nome celta no primeiro tempo, caiu de produção no segundo, mas foi importante. O ala-armador anotoi 23 pontos e distribuiu cinco assistências. Marcus Smart teve boa participação no ataque também. O armador, que é sempre fundamental na defesa, conseguiu contribuir nos dois lados da quadra e terminou com 21 pontos e sete assistências.
Leia mais!
- Doc Rivers compara comportamento de James Harden a Dennis Rodman
- Playoffs da NBA: Philadelphia 76ers x Boston Celtics
- Boletim de rumores da NBA (06/05/2023)
Destaque também para Malcolm Brogdon que, vindo do banco, atuou por 35 minutos e fez 19 pontos. Mais discreto no ataque, Al Horford foi excelente na defesa. O pivô veterano anotou apenas dez pontos, mas pegou sete rebotes e fechou a partida com cinco tocos distribuídos.
Por fim, o Sixers controlou o jogo durante boa parte. No entanto, o Celtics cresceu no último quarto e chegou a virar a partida já nos minutos finais. Mas, sob o comando de seus astros, o time de Philadelphia conseguiu igualar o marcador e forçar o tempo extra.
Agora, com o triunfo do 76ers, a série volta a ficar empatada com uma vitória em casa e uma fora para cada time. As equipes, então, voltam a se enfrentar na próxima terça-feira (9), no TD Garden, às 20h30 (horário de Brasília).
O jogo
O 76ers começou bem nos dois lados da quadra. Mas Jaylen Brown estava quente nos primeiros minutos e liderou a virada do Celtics com 12 pontos em cinco minutos. Por outro lado, Embiid contribuiu muito para manter o time da casa no jogo. Foi sob seu comando, aliás, que a equipe abriu a maior vantagem na série, com oito pontos. O pivô igualou o craque de Boston com 12 pontos nos primeiros 12 minutos. 27 a 19 Sixers.
Quem pegou fogo no início do segundo quarto foi Harden. O astro conseguiu bolas consecutivas e mostrou seu arsenal ofensivo com bolas de três pontos e de meia distância. Assim, anotou 12 pontos em menos de cinco minutos e ampliou a vantagem de Philadelphia para 11 pontos. Em contrapartida, o Celtics estagnou. Prova disso é que Brown manteve a mesma pontuação do primeiro quarto e Tatum ainda estava zerado restando quatro minutos para o intervalo. No entanto, liderado por Brogdon, Boston fez uma corrida de 10 a 3 que reduziu a desvantagem. 59 a 50 Sixers.
O Celtics voltou melhor no terceiro quarto e Tatum entrou no jogo. Apesar da melhora, o período foi muito parelho com troca de ataques frequentes. Prova disso é que os 12 minutos após o intervalo terminou 33 a 33. Portanto, mesmo com a evolução do time visitante, Philadelphia continuou bem sob o comando de seus astros. 92 a 83 Sixers.
No quarto final, o cenário pouco mudou nos primeiros minutos. No entanto, na metade do período, Boston voltou melhor de um pedido de tempo e, com bolas de três consecutivas, conseguiu uma corrida de 8 a 0 tirando a desvantagem e igualando o marcador. Assim, o Celtics ganhou moral com a força defensiva e encurralou o adversário. Em oito minutos, o 76ers tinha somado apenas quatro pontos.
As bolas de três e a forte defesa fizeram a diferença para a equipe visitante nos minutos finais. A vantagem celta chegou a cinco minutos com dois minutos no relógio. Mas o 76ers buscou o empate e forçou o tempo extra. 107 a 107.
Prorrogação
No tempo extra a partida ficou ainda mais brigada. Os times disputavam cada posse. No entanto, bem como no último período, o Celtics apostou mais no jogo coletivo, enquanto Philadelphia apostava no individualismo de suas estrelas.
Em um lance decisivo com Embiid, Marcus Smart cavou uma falta ofensiva que manteve Boston à frente do placar com um minuto restando para o término. Doc Rivers ainda desafiou, mas a arbitragem manteve a decisão de quadra. O Celtics não aproveitou o ataque seguinte e o MVP conseguiu ir à linha de lances livres e virar a partida.
Mas Tatum, com uma bola de três, impôs dois pontos de vantagem com 35 segundos restantes. O 76ers pediu seu último tempo e, como resultado, Harden devolveu o arremesso do perímetro que deu o triunfo a Philadelphia. Smart ainda converteu mais um chute de longa distância, mas já com o relógio zerado.
(2-2) Boston Celtics 115 x 116 Philadelphia 76ers (2-2)
Destaques
Boston
Jayson Tatum: 24 pontos, 18 rebotes e seis assistências
Jaylen Brown: 23 pontos, três rebotes, cinco assistências e quatro tocos
Marcus Smart: 21 pontos, três rebotes, sete assistências e 4-10 do perímetro
Malcolm Brogdon: 19 pontos, oito rebotes e 5-8 do perímetro
Derrick White: 12 pontos
Al Horford: dez pontos, sete rebotes, quatro assistências e cinco tocos
Philadelphia
James Harden: 42 pontos, oito rebotes, nove assistências, quatro roubos de bola e 6-9 do perímetro
Joel Embiid: 34 pontos, 13 rebotes, quatro assistências e 12-15 em lances livres
Tyrese Maxey: 14 pontos e oito rebotes
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA
Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp