(1) Portland Trail Blazers 93 X 99 Memphis Grizzlies (4)
https://www.youtube.com/watch?v=97ylxhdUFB8
O Memphis Grizzlies é o terceiro classificado à segunda rodada dos playoffs da conferência Oeste. Atuando em casa, a equipe confirmou favoritismo e derrotou o Portland Trail Blazers pela quarta vez em cinco jogos para fechar a série entre os times. Agora, os comandados de Dave Joerger vão enfrentar o Golden State Warriors, dono do melhor recorde da temporada regular, na próxima fase.
Os locais começaram a partida em altíssimo nível e, com apenas cinco minutos de ação, já dispararam no placar ao anotar os dez pontos inaugurais da noite e 15 dos 18 primeiros do jogo. No entanto, o time relaxou com a dianteira e tudo mudou de mãos rapidamente: com impecável atuação nos quatro minutos finais do período, o Blazers recuperou-se do início péssimo e empatou o embate em 20 pontos.
O equilíbrio manteve-se no segundo quarto: o Grizzlies ainda seguiu no comando do placar na maior parte do tempo, mas nenhum dos times abriu mais do que quatro pontos de vantagem sobre o oponente. A pequena margem de diferença só foi quebrada nos dois minutos finais, quando o time do pivô Marc Gasol marcou oito dos dez pontos derradeiros e foi para os vestiários vencendo por sete (46-39).
No começo do segundo tempo, os donos da casa seguiram melhor e elevaram a dianteira para 13 pontos. Mas, aí, apareceu o jovem C.J. McCollum: o reserva anotou 16 dos seus 33 pontos (maior marca da carreira) na noite durante o terceiro período, trazendo o Blazers de volta para o jogo e até chegando a liderar a partida brevemente. Entrando nos 12 minutos derradeiros, a equipe local vencia por 68 a 66.
O duelo continuou equilibrado e os visitantes seguiram com chances de manterem-se vivos na temporada até a metade do último quarto. Então, a defesa do Grizzlies entrou em ação: o time deixou os oponentes sem pontuarem por quatro minutos e anotaram nove pontos no período, elevando vantagem de uma posse de bola para dígitos duplos. O Blazers conseguiu reduzir a diferença com uma série de cestas de longa distância no minuto final, mas, na linha dos lances livres, os locais asseguraram vaga na próxima fase dos playoffs.
Destaques
Portland
C.J. McCollum: 33 pontos
Damian Lillard: 22 pontos (1-8 3pt.), seis rebotes e seis erros de ataque
LaMarcus Aldridge: 14 pontos (5-18 FG) e nove rebotes
Memphis
Marc Gasol: 26 pontos e 14 rebotes
Courtney Lee: 20 pontos
Zach Randolph: 16 pontos e oito rebotes
Jeff Green: dez pontos e sete rebotes