Gregg Popovich atingiu mais uma marca histórica à frente do San Antonio Spurs nesta terça-feira. O veterano treinador conquistou seu 1.211º triunfo na NBA, em uma partida tranquila contra o Phoenix Suns, e tornou-se o quarto técnico mais vitorioso da liga. Ele ultrapassou o lendário Pat Riley e, agora, está a apenas 125 vitórias de alcançar o topo do ranking de todos os tempos.
O profissional minimizou o feito nas entrevistas pós-jogo, como de costume, mas seus jogadores fizeram questão de exaltá-lo. “Eu sou simplesmente abençoado de poder aprender com um dos melhores, se não o melhor, da história. Não há muita gente que tem a oportunidade de viver algo assim. Fazer parte dessa trajetória é incrível”, disse Bryn Forbes, cestinha do time texano na vitória por 111 a 86.
Atleta há mais tempo no elenco do Spurs, o armador Patrick Mills também se vê como um privilegiado. “Gregg é uma ótima pessoa que importa-se conosco, quer ver nosso desenvolvimento e aflorar o melhor de cada um. É uma honra estar no mesmo vestiário e ser treinado por ele. Às vezes, você precisa se beliscar. É uma grande marca para um grande técnico”, elogiou o australiano.
Popovich está em sua 23ª temporada comandando o Spurs e já possui o recorde de mais vitórias conquistadas por um único time. Ele é o treinador há mais tempo no cargo nas quatro grandes ligas esportivas dos EUA e, ao mesmo tempo, registra o segundo melhor aproveitamento de todos os tempos (68.6% de triunfos).