Gregg Popovich: “LeBron James é um milagre”

Astro do Lakers já disputou três finais contra Popovich

LeBron James Gregg Popovich Fonte: ANDREW D. BERNSTEIN / AFP

Gregg Popovich, técnico do San Antonio Spurs, é amigo de longa data do astro LeBron James. Os dois, que se enfrentaram em três finais de NBA, gostam de elogiar um ao outro sempre que possível. Mas não foi diferente na noite de sexta-feira, quando o Los Angeles Lakers superou o Spurs por 123 a 118. Para Popovich, o que LeBron faz aos 39 anos, é algo inacreditável.

“Olhe para a sua idade, seu condicionamento físico, o que ele faz em quadra. LeBron James é um milagre”, afirmou Gregg Popovich. “Então, quando a gente vê tudo isso, fica claro que ele é”.

Publicidade

LeBron liderou o Lakers diante do Spurs com 30 pontos, nove assistências e sete rebotes, enquanto Anthony Davis somou 28 pontos e 13 rebotes. Para entender parte do que James faz em sua idade, é necessário procurar nas estatísticas.

Em 2002/03, Karl Malone e Michael Jordan, por exemplo, jogaram aos 39 anos. Enquanto Malone produziu 20.6 pontos, 7.8 rebotes e 4.7 assistências, Jordan fez 20.0 pontos, 6.1 rebotes e 3.8 assistências. Até então, eles eram, por muito, os melhores jogadores de todos os tempos atuando com tal idade. Os mais próximos deles eram Kareem Abdul-Jabbar (17.5 pontos e 6.7 rebotes) e Reggie Miller (14.8 pontos).

Publicidade

Então, em 2023/24, LeBron James supera todos. Em 50 partidas na atual campanha, ele registra 24.9 pontos, 7.8 assistências, 7.2 rebotes. Além disso, James converte, até aqui, 39.2% dos arremessos do perímetro.

Leia mais sobre LeBron James

Embora Michael Jordan estivesse em sua última temporada na NBA e pelo Washington Wizards, ele atuou nas 82 partidas por 37 minutos de média. Enquanto isso, Karl Malone fez 81 jogos por 36.2 minutos em sua última campanha no Utah Jazz. O primeiro parou naquele ano, mas Malone ainda jogou por mais um ano, no Los Angeles Lakers. LeBron James, por outro lado, fica em quadra por cerca de 34.9 minutos e a projeção é que ele jogue em algo como 71 partidas (perdeu oito em 2023/24).

Publicidade

Não é comum um jogador chegar aos 39 anos ainda em grande nível. Outros grandes nomes da história da NBA jogaram até lá, mas com números muito abaixo. John Stockton (13.4 pontos e 8.8 assistências), Dirk Nowitzki (12.0 pontos e 5.7 rebotes), Tim Duncan (8.6 pontos, 7.3 rebotes) e Hakeem Olajuwon (7.1 pontos, 6.0 rebotes), foram alguns deles.

Enquanto isso, LeBron ainda tem contrato para mais uma temporada. Apesar de ser opção do atleta (US$51.2 milhões), ele deve seguir. James ainda deseja atuar ao lado de seu filho, Bronny. No entanto, ainda não está claro se o jovem vai para o próximo Draft. Ou seja, caso o atleta siga em USC por mais um ano, é bem provável que seu pai fique na NBA até 2025/26.

Publicidade

Por outro lado, Gregg Popovich ainda não tem prazo para encerrar sua carreira. Treinador do Spurs desde 1996/97, ele estendeu contrato com o Spurs por mais cinco anos em julho de 2023.

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Últimas Notícias

Comentários