O ex-astro da NBA Gilbert Arenas culpa os jogadores europeus pela defesa ruim que acontece hoje. De acordo com o antigo jogador do Washington Wizards, atletas daquele continente não são bons em praticamente nada, exceto pelo ataque. Em seu podcast, ao lado de Kenyon Martin, Arenas criticou o estilo de basquete atual e direcionou sua ira.
“É preciso que a gente se livre dos europeus”, disse Arenas. “Você vai para a faculdade para aprender a defender, mas o que os europeus fazem? Eles não possuem atleticismos, não possuem velocidade ou habilidade de saltar. Não tem como confiar na defesa deles. Existem 150 europeus na NBA hoje, mas não tem um grande nome. Ninguém. Só Rudy Gobert e Giannis Antetokounmpo. Além deles, só jogadores ofensivos. Então, eles não sabem defender”.
Gilbert Arenas acredita que europeus não sabem defender na NBA por não aprenderem o básico nas categorias inferiores.
“A NBA deixou a agressividade para se abrir para a EuroLiga”, afirmou. “Quando eles começaram a chegar aqui foi difícil para eles. Então, eles não conseguiam jogar. A liga deixou as regras mais leves, mas não deixaram mais leves para os americanos. Fizeram isso para abrir a liga internacionalmente. Então, quando eles dizem que europeus vão dominar a NBA pelos próximos cinco anos, por que você acha que é? Não é mais o estilo americano, mas europeu”.
Leia mais
- Nikola Jokic fala sobre possibilidade de jogar com Luka Doncic
- “Nikola Jokic é um dos melhores da história”, crava lenda da NBA
- Seleção dos EUA volta a liderar ranking da FIBA apesar de eliminação
Apesar de Gilbert Arenas estar certo em alguns pontos, como o fato de os europeus não disputarem torneios fortes no basquete universitário, ele aponta em apenas uma direção. De fato, as regras foram feitas para deixar o jogo mais fluído, com pontuação maior, mas elas foram implementadas há 21 anos. Ou seja, Arenas jogou com o mesmo tipo de defesa por mais da metade de sua carreira na NBA.
Ele atuou na liga entre 2001 e 2012, sendo três vezes All-Star. A diferença, entretanto, está nas posses de bola. Enquanto o ritmo da NBA era de 91.3 posses de bola por 48 minutos quando Arenas deixou o basquete nos Estados Unidos, hoje é de 99 posses. Além disso, outro ponto que aumentou bastante foi a eficiência ofensiva, partindo de 105.8 pontos por 100 posses para 115.7 na atual temporada.
Embora Arenas não tenha citado nenhum jogador europeu por defesa ruim, a NBA deu quatro dos últimos cinco prêmios de MVP para atletas daquele continente: Nikola Jokic, além de Antetokounmpo. Cada um venceu dois anos. Além disso, Jokic é o favorito a ganhar mais uma vez.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA