A G-League, liga de desenvolvimento para jogadores da NBA e testes para a liga, irá implementar uma mudança na regra das prorrogações durante a temporada 2022-23.
A G-League já divulgou seu calendário. Somada a temporada regular de 32 jogos, acontecerá também uma Copa de Exibição, que conta com 18 partidas. Além disso, os playoffs começam no dia 28 de março.
E, junto a isso, veio o anúncio da mudança na regra. Históricamente, a G-League costuma testar novos regulamentos que, se aprovadas, vão para a NBA no futuro, como por exemplo a regra de 14 segundos no relógio de arremesso após um rebote ofensivo. Agora, no entanto, a regra a implementar tem relação com as prorrogações, algo que a G-League nunca ousou mexer antes.
Ao invés de cinco minutos corridos, agora o tempo-extra será ilimitado e uma corrida até os sete pontos. Ademais, a escolha da quantidade foi pra ter certeza que as prorrogações não possam acabar em apenas duas cestas de três pontos.
Leia mais!
- NBA vai implementar nova regra contra “trapaça” para diminuir faltas provocadas
- Torneio paralelo no meio da temporada regular pode acontecer na NBA
- NBA planeja alterar regra de faltas no ato do arremesso
A ideia vai em linha com movimentos recentes da NBA durante os últimos três All-Star Games, quando implementou a pontuação alvo durante o quarto período. Nos Jogos das Estrelas, entretanto, o alvo é diferente sendo a pontuação do time que lidera mais 24, em alusão ao número do falecido Kobe Bryant (por exemplo, se o jogo está 130 a 120, o alvo de pontuação é 130 + 24 = 154).
Além disso, a G-League irá testar outra variação na pontuação alvo durante seus jogos exibicionais, em dezembro. Lá, a pontuação-alvo funcionará de forma similar ao All-Star Game, mas adicionando 25 pontos ao time que lidera o jogo. No entanto, também não terá tempo limite durante o quarto período.
A pontuação alvo é um conceito que a NBA vem explorando desde 2019, quando o então Presidente da Associação dos Jogadores Chris Paul indicou a liga que deveriam explorar mais o conceito. A Elam Ending, como é chamada nos Estados Unidos, é uma ideia usada no The Basketball Tournament, torneio de verão disputado majoritariamente por ex-times de basquete universitário. No TBT, o tempo de jogo passa a ser ignorado após a primeira parada técnica com quatro minutos ou menos no último período, e o alvo é oito pontos além da pontuação do time vencedor.
A NBA não mostrou indícios que deseja adotar a regra. No entanto, o retrospecto de ideias sendo primeiro testadas na G-League para depois serem implementadas na liga principal não mente. A liga considera, sim, a pontuação-alvo. Além disso, há outras mudanças de regra em potencial que a liga está olhando para os próximos anos.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA:
Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp
Canal no Telegram