Franca vence Al-Ahly e começa bem o Mundial de Clubes de Basquete

Com mais um triunfo, equipe brasileira se garante na Final da competição

Franca Mundial Clubes Basquete Fonte: Marcos Limoti / SFB

O Sesi Franca teve atuação de gala na estreia do Mundial de Clubes de Basquete e venceu o Ah-Ahly, do Egito, na madrugada desta sexta-feira (22), por 90 a 70. Em Singapura, a equipe brasileira contou com grandes atuações de Lucas Dias e David Jackson que combinaram para 44 pontos. Os veteranos anotaram 22 cada.

O ala-pivô e capitão do time ainda pegou sete rebotes, distribuiu quatro assistências e converteu cinco bolas de três pontos. O americano de 41 anos, por sua vez, anotou cinco rebotes, quatro assistências e converteu quatro das seis bolas do perímetro tentadas.

Márcio também estava em grande noite. O único brasileiro no último Draft da NBA teve ótima participação nos dois lados da quadra. Como resultado, terminou o duelo com 21 pontos e nove rebotes após ótimo segundo tempo.

Publicidade

Portanto, o trio francano foi responsável por 65 dos pontos da equipe. Ou seja, 72.2% do total. Além disso, Georginho fez uma partida sólida contribuindo de várias formas. Foram oito pontos, seis rebotes e nove assistências.

Leia mais!

Com time brasileiro, confira o guia do Mundial de Clubes de Basquete
Veja quem a seleção brasileira pode enfrentar no pré-olímpico de basquete
Pedidos de troca de astros fazem mal à NBA?

Publicidade

Então, o Franca está a uma vitória de garantir vaga na final do Mundial de Clubes de Basquete. Isso porque, o Ah-Ahly venceu o G League Ignite na primeira rodada. Então, em caso de novo triunfo, o representante do Brasil no torneio será o único com duas vitórias no Grupo A. Se perder, o primeiro lugar será decidido em saldo de pontos.

A estreia do Franca, aliás, foi dominante e sem sustos. O time do técnico Helinho Garcia conseguiu neutralizar a principal arma do rival: os rebotes. Da mesma forma, foi mais efetivo no ataque e soube trabalhar melhor as jogadas. Sob o comando de Dias e Jackson, então, dominou o jogo.

Publicidade

Na defesa, os brasileiros não deixaram os egípcios criarem. A marcação francana foi impecável no terceiro quarto. Neste período, então, que a equipe teve seus melhores minutos e abriu larga vantagem. Afinal, veio de um segundo quarto instável.

Publicidade

No segundo período, Franca sofreu com a marcação em zona do Al-Ahly, mas manteve a partida controlada após diferença construída nos primeiros dez minutos de jogo.

Agora, o Sesi Franca encara o G League Ingite, no sábado (23), às 4h (horário de Brasília). A transmissão para o Brasil será apenas pela plataforma Star+.

Por fim, vale lembrar que a final da Copa Intercontinental da FIBA será no domingo (24), às 8h.

Publicidade

O jogo

A partida começou truncada e com muita marcação, mas com cinco minutos jogados, o time brasileiro já começou a se impor em quadra e abriu cinco de vantagem. A dupla de armadores Georginho e Jackson comandaram os ataques francanos e já eram os cestinhas do time.

Sim, os egípcios dominavam os rebotes, mas era o único trunfo no primeiro quarto. Assim, com a marcação encaixada, Franca construiu boa vantagem de nove pontos no primeiro quarto. 26 a 17 Franca.

No entanto, o segundo quarto começou melhor para o Al-Ahly. A a defesa dos africanos melhorou e a distância no placar chegou a cair para cinco pontos. Mas o grande nome do primeiro tempo foi David Jackson. O veterano do Franca conseguiu bolas consecutivas e a vantagem passou dos dez pontos. Ele já somava 17 pontos em 17 minutos em quadra.

Publicidade

Então, mais confortável no placar, o Franca passou a abusar das bolas do perímetro. Sobretudo por ter dificuldades contra a defesa em zona do rival. O Al-Ahly diminuiu o ímpeto ofensivo dos brasileiros. Por outro lado, os rebotes ficaram mais controlados e a equipe sofreu pouco. Mas vale observar um segundo quarto mais sólido dos egípcios, que perdeu por apenas um ponto. 42 a 32 Franca.

Segundo tempo

O aproveitamento do Franca não era bom do perímetro no início do terceiro quarto. Mas Jackson e Lucas Dias já somavam quatro acertos cada no quesito. Isso conseguiu manter o campeão do NBB com boa vantagem. Precisando acelerar o jogo, o time africano não aproveitava os ataques. Da mesma forma, os brasileiros souberam se comportar na defesa e, assim, controlaram o jogo.

Publicidade

Se David Jackson foi o nome do primeiro tempo, aliás, Lucas Dias era a principal arma ofensiva no terceiro período. O capitão francano foi dominante no ataque e foi grande responsável pela vantagem ficar ainda maior para a equipe do interior paulista. O Al-Ahly se perdeu nos primeiros dez minutos do segundo tempo. Sem conseguir controlar os ataques brasileiros, apelou para faltas e não aproveitou ataques. Então, a diferença cresceu. 68 a 47 Franca.

Com o placar confortável, o time francano relaxou no último período. Então, o adversário aproveitou para encurtar a desvantagem. Com uma corrida de 9 a 0, forçou pedido de tempo do técnico Helinho. Afinal, o quarto era favorável aos africanos em 17 a 9 restando quatro minutos. Portanto, a diferença que fora de 21 caiu para 12. Mas Franca voltou a pontuar e não sofreu sustos no final da partida.

Publicidade

(1-0) Sesi Franca 90 x 70 Al-Ahly (1-1)

Destaques

Franca

Lucas Dias: 22 pontos, sete rebotes, quatro assistências e 5/12 do perímetro
David Jackson: 22 pontos, cinco rebotes, quatro assistências e 4/6 do perímetro
Márcio: 21 pontos e nove rebotes
Georginho: oito pontos, seis rebotes e nove assistências

Publicidade

Ahly

Norris Cole: 17 pontos e três assistências
Ehab Amin: dez pontos, nove rebotes e cinco assistências
Michael Fakuade: nove pontos e quatro rebotes
Omar Oraby: oito pontos e sete rebotes

 

Outros jogos

(1-0) Zhejiang Golden Bulls 95 x 78 Al Manama (0-2)

Publicidade

Destaques

Golden Bulls

Reginald Perry: 17 pontos, seis rebotes e três roubos de bola
Jarmar Gulley: 15 pontos e quatro assistências
Malik Newman: 14 pontos, quatro rebotes e quatro assistências
Wenbo Lu: 12 pontos, sendo 3/4 do perímetro
Qian Wu: dez pontos, três rebotes e quatro assistências

Publicidade

Manama

Sir’ Dominic Pointer: 19 pontos, oito rebotes, quatro assistências e três roubos de bola
Ahmed Haji: 16 pontos, quatro rebotes, quatro assistências e 3/5 do perímetro
Latavious Williams: dez pontos e dez rebotes

(1-0) Bonn 105 x 50 Al Manama (0-1)

Publicidade

Destaques

Bonn

Sam Griesel: 28 pontos, dez rebotes, 10/13 nos arremessos de quadra, sendo 6/9 do perímetro
Glynn Watson: 15 pontos, quatro rebotes, cinco assistências e 3/5 do perímetro
Harald Frey: 11 pontos, três rebotes, seis assistências e 3/6 do perímetro
Savion Flagg: 11 pontos e sete rebotes
Till Pape: dez pontos

Publicidade

Manama

Sir’ Dominic Pointer: 14 pontos, quatro assistências e três roubos de bola
Ahmed Haji: 12 pontos
Latavious Williams: nove pontos e quatro rebotes

(0-1) G League Ignite 76 x 82 Al-Ahly (1-0)

Publicidade

Destaques

Ignite

Tyler Smith: 18 pontos e seis rebotes
John Jenkins: 16 pontos, sete rebotes e três assistências
Ron Holland: 15 pontos e cinco rebotes
London Johnson: dez pontos, quatro rebotes e seis assistências

Publicidade

Ahly

Ehab Amin: 15 pontos, sete rebotes e 4/8 do perímetro
Omar Oraby: 14 pontos e 11 rebotes
Norris Cole: 13 pontos e nove assistências
Mostafa Kejo: dez pontos e 13 rebotes

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Últimas Notícias

Comentários