Folgas não diminuem riscos de lesões aos jogadores, garante NBA

Liga divulgou relatório para tentar comprovar medidas que evitam folgas de astros

lesões folgas jogadores nba Fonte: Andrew D. Bernstein / AFP

A NBA garantiu que possíveis lesões dos jogadores não tem relação com as folgas em partidas da temporada regular. A liga apresentou a resolução em relatório distribuído para todas as equipes e jornalistas selecionados na quinta-feira (11). Assim, concluiu que as medidas adotadas nesta temporada, para punir equipes que abusarem dos descansos, foram corretas.

Com 57 páginas, o estudo analisou três pontos centrais. Foram eles: frequência de participação em jogos e lesões; densidade de cronograma e lesões; participação acumulada na NBA e lesões. Assim, concluiu que não há nenhum excesso nestes pontos.

Publicidade

“Os resultados destas análises não sugerem que perder jogos para descanso ou gestão de carga reduza o risco de futuras lesões durante a temporada”, declarou o relatório. “Além disso, as taxas de lesões não foram consideradas mais altas durante ou imediatamente após períodos de uma sequência longa de jogos”, seguiu.

Os dados analisados tiveram como base as últimas dez temporadas. Em cada uma delas, os All-Stars, dez primeiros escolhas de Draft e jogadores com mais minutos foram considerados.

A médica Christina Mack, responsável pelo relatório da NBA, no entanto, destacou que a análise não confirma que as folgas também não funcionam para evitar lesões de jogadores.

Publicidade

“Não estamos dizendo que é melhor ou pior”, disse Mack.

Leia mais sobre a NBA!

Primeira punição

Recentemente, a NBA multou o Brooklyn Nets por descumprir as regras de descanso. De acordo com Joe Dumars, vice-presidente executivo da liga, a franquia passou por investigação após poupar quatro titulares na última semana. Com isso, a equipe recebeu uma multa de US$100 mil.

Publicidade

“Fomos muito claros com as equipes sobre o que estamos tentando alcançar”, disse Dumars à ESPN. “Sendo direto ao ponto, se você sentar quatro titulares de uma vez, isso vai violar a política e o espírito do que estamos tentando fazer aqui”, seguiu.

A partida em questão foi entre Brooklyn Nets e Milwaukee Bucks. Na ocasião, Spencer Dinwiddie (descanso), Dorian Finney Smith (dores no joelho esquerdo), Cam Johnson (entorse no joelho direito) e Nic Claxton (entorse no tornozelo esquerdo) foram poupados. Além disso, o técnico Jacque Vaughn tirou Mikal Bridges, Cam Thomas e Royce O’Neale logo após o término do primeiro quarto.

Publicidade

Assim, apesar das justificativas de lesões, a NBA entendeu, após investigação, que o Brooklyn Nets violou as regras. Segundo o dirigente, a apuração contou até mesmo com um médico independente para avaliar as condições dos atletas poupados.

“Anunciamos a todos que somos uma liga de 82 jogos”, reforçou Dumars. “Embora saibamos que isso não significa que eles vão jogar todos, o espírito é de aparecer e jogar. E, em grande parte deste ano, eles apareceram e jogaram”.

Publicidade

Mudanças

Para evitar descansos excessivos, a liga implementou uma regra onde ganha maior autoridade de supervisão sobre a maneira que os times poupam seus principais jogadores. Além disso, dá a oportunidade de poder multar em até US$1 milhão as franquias que violarem a norma.

De acordo com a ESPN, a punição será feita após a liga investigar cada ocorrência. Caso os astros fiquem de fora por múltiplos jogos, em especial os que foram televisionados ou da Copa da NBA, passarão por investigação. Se duas estrelas de um mesmo time não participarem do mesmo confronto também poderão sofrer punição.

Publicidade

A nova regra da NBA impacta um total de 25 times e 50 jogadores na temporada regular. Ou seja quase 11% da liga. Dos 30 times da NBA, 15 deles possuem mais de um jogador nomeado All-Star ou All-NBA nos últimos três anos. Entretanto, essa lista pode mudar após o Jogo das Estrelas.

Ainda de acordo com Myers, as mudanças são uma tentativa também de atrair mais fãs aos ginásios. “A liga, os jogadores, os treinadores, os proprietários, entendem que isso é um problema do ponto de vista dos fã”, completou.

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

Além disso, quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Últimas Notícias

Comentários