A notícia de que Nerlens Noel está fora da temporada da NCAA gerou especulações sobre uma possível permanência do prospecto em Kentucky por mais um ano. Se decidir ficar na universidade, ele não só vai surpreender a maioria dos especialistas em recrutamento, mas também o próprio irmão. Para Rodney Noel, o pivô é presença certa no recrutamento deste ano.
“Eu ficaria surpreso se ele continuasse em Kentucky. Neste momento, as pessoas ainda dizem que ele será uma das cinco primeiras escolhas do recrutamento. Aproveitar a chance enquanto pode seria a coisa inteligente a fazer”, disse o irmão do atleta, que é o linebacker titular do time de futebol americano da Universidade do Estado da Carolina do Norte (NC State).
Rodney conversou com Nerlens logo após um exame de ressonância magnética confirmar a ruptura do ligamento cruzado anterior do seu joelho esquerdo. Logicamente, o pivô estava muito triste. “O que deixou-o mais devastado foi não ter tido condições de terminar a temporada. Em especial, sendo seu primeiro ano no basquete universitário. Ele realmente queria jogar um torneio da NCAA”, contou.
Esta não é a primeira vez que o astro de Kentucky tem uma temporada abreviada por conta de lesão. No segundo ano do ensino médio, ele quebrou a perna esquerda durante o aquecimento de uma partida e passou o restante daquele ano em recuperação. Agora, o garoto de 18 anos terá que ficar de seis a oito meses longe das quadras.
Para Rodney, a experiência do basquete colegial vai ajudar o irmão a superar o momento difícil que vive e chegar à NBA sem maiores complicações. “Nerlens já passou por isso e terá a postura certa – na cirurgia e no processo de recuperação. Ele pode aguentar a situação”, assegurou.
Tido até a contusão como o principal candidato à primeira escolha do próximo draft, Nerlens Noel disputou 24 jogos da temporada universitária por Kentucky. Atuando quase 32 minutos por partida, ele acumulou 10.5 pontos, 9.5 rebotes, 4.4 tocos, 2.1 roubos de bola e 59% de aproveitamento nos arremessos de quadra.