Festus Ezeli realizará cirurgia no joelho com doação de cadáver

Pivô do Blazers recorre a procedimento pouco convencional para revitalizar menisco e ligamentos

Fonte: Pivô do Blazers recorre a procedimento pouco convencional para revitalizar menisco e ligamentos

O pivô Festus Ezeli vai recorrer a um procedimento pouco usual – talvez, inédito – entre atletas da NBA para tentar revitalizar sua carreira. O Portland Trail Blazers anunciou que o atleta de 27 anos passará por uma cirurgia no joelho esquerdo que vai envolver a doação de um cadáver, nesta semana. A intervenção deverá ser um tipo de transplante dos menisco e ligamentos do falecido.

O procedimento é mais comum entre não-atletas que sofrem lesões no joelho pelas exigências físicas envolvidas no esporte profissional e facilidade de compatibilidade. Segundo Chris Haynes, da ESPN, o jogador estaria atrás de um doador compatível há alguns meses e a cirurgia vai exigir um período de recuperação que pode exceder um ano.

Publicidade

Ezeli, que assinou contrato com o Blazers na última offseason, sequer estreou pela nova equipe por conta de problemas no joelho esquerdo. Ele tratou-se o local com injeções de sangue rico em plaquetas em julho passado, mas não se recuperou de forma ideal. Ele já foi declarado oficialmente como desfalque pelo resto da temporada no início deste ano.

Cirurgias com doação de cadáveres já foram vistas em outros esportes profissionais norte-americanos. O quarterback Carson Palmer, da NFL, é um caso célebre: após sofrer ruptura total dos ligamentos do joelho esquerdo nos playoffs de 2006 e ter a carreira quase encerrada, ele recebeu doação de uma mulher falecida quase dois anos antes e voltou a jogar cerca de 10 meses depois da operação.

Publicidade

Campeão da NBA pelo Golden State Warriors, Ezeli já passou por uma série de intervenções nos dois joelhos ao longo da carreira e até chegou a perder uma temporada inteira por conta de lesão no local. Ele possui 170 partidas disputadas em três campanhas na NBA, acumulando médias de 4.2 pontos, 4.3 rebotes e 1.0 toco em 14.1 minutos de ação.

Últimas Notícias

Comentários