Ao contrário do que muitos pensavam, Joel Embiid não representará a França nas Olimpíadas de Paris, em 2024. No começo do mês, o seu anúncio de comprometimento com os Estados Unidos chocou os torcedores de basquete. Agora, Jean-Pierre Siutat, presidente da Federação Francesa de Basquete, se pronunciou sobre o assunto.
“Nós encontramos Joel Embiid com Boris Diaw em março de 2022. Mas não fomos nós que pedimos a reunião”, revelou o presidente. “Ele mostrou interesse em jogar pela França, então ajudamos ele a conseguir sua cidadania. Foi um pedido dele. Nunca exigimos nada dele. Só lamento que tenhamos que gastar tanto tempo e energia em um caso que nunca deveria ter sido aberto”.
Quando Embiid anunciou sua decisão no começo do mês, Siutat também já havia se pronunciado sobre o assunto. De acordo com o presidente da federação francesa, ele nunca afirmou que o jogador estava garantido em sua seleção.
“Nós nunca demos informações oficiais sobre Joel e a nossa seleção, antes de tudo. Foi uma notícia que cresceu por aí e só confirmei o interesse em tê-lo. Mas nunca houve nada oficial. No entanto, uma decisão deve sair muito em breve. É a nossa expectativa e ele sabe disso. Devemos receber uma resposta até 10 de outubro. Esse é o prazo”, revelou o dirigente, em entrevista à rádio RMC.
Leia mais sobre Joel Embiid!
- Para ficar no 76ers, Joel Embiid cobra time mais perto do título
- Nick Nurse revela planos para Joel Embiid no 76ers
- Joel Embiid pode se igualar a lendas da NBA na próxima temporada
O interessante é que o astro tirou sua cidadania americana ao mesmo tempo que a francesa. O esperado era que Joel Embiid competisse no Mundial e Olimpíadas pela França, mas o pensamento de jogar pelos EUA não deve ser novo. Vale lembrar que ele também é camaronês e também poderia jogar por essa seleção.
Quer ajudar os EUA
Ramona Shelburne, do canal ESPN, foi quem noticiou que Joel Embiid não jogaria pela França nas Olimpíadas. Desse modo, explicou um pouco a decisão do pivô.
“Ele escolheu representar os Estados Unidos porque quer ajudar a seleção a retornar ao topo do mundo do basquete depois de não conseguir medalha no Mundial”, completou Shelburne.
Em seguida, Joel Embiid complementou a explicação por meio de suas redes sociais.
“Após falar com minha família, soube que precisava representar os EUA”, escreveu. “Quero jogar com meus irmãos da NBA. Quero jogar pelos meus fãs porque sempre foram incríveis comigo. Mas, acima de tudo, quero jogar pelo meu filho, que nasceu nos EUA. Quero que ele saiba que joguei minha primeira olimpíada por ele”.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta com a gente o que de melhor acontece na NBA